A tecnologia LTE/4G na faixa de 700 MHz desenvolvida pelo CPqD e industrializada pela Trópico - empresa que faz parte do Universo CPqD - acaba de obter um reconhecimento importante. A estação radiobase Vectura eNodeB 700, que está sendo produzida pela Trópico com base nessa tecnologia, foi escolhida como um dos produtos inovadores contemplados com o Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações, concedido pela Momento Editorial. A Trópico recebeu o prêmio como segunda colocada na categoria Fornecedores de Produtos.
A Vectura eNodeB 700 é uma estação radiobase LTE/4G compacta, que permite levar banda larga móvel a áreas rurais e suburbanas. Sua principal inovação é o empacotamento em uma caixa pequena e única, que pode ser instalada diretamente na torre, dispensando a necessidade de container - ou prédios de alvenaria - e da refrigeração forçada (ventoinhas ou ar condicionado). “Isso propicia uma redução dos investimentos e, também, dos custos operacionais”, afirma Armando Barbieri, gerente comercial da Trópico.
Paulo Cabestré, presidente da empresa, destaca outra vantagem do empacotamento compacto: a agilidade da instalação, que facilita a ativação da rede em áreas de grandes eventos públicos, por exemplo. A eficiência energética é outro apelo importante dessa estação radiobase, que pode ser enquadrada na categoria de tecnologias “verdes”.
A nova solução tecnológica LTE/4G teve sua primeira demonstração pública em maio, quando o CPqD e a Trópico receberam em Campinas representantes do Exército Brasileiro e de outras instituições envolvidas na implantação no país do Sistema Nacional de Comunicações Críticas (SISNACC), que deverá ser compartilhado pelas áreas de Defesa, Segurança Pública, Infraestrutura e outras entidades governamentais. A transmissão de dados no SISNACC usará a tecnologia LTE/4G na faixa de frequência de 700 MHz, no Brasil reservada à Defesa e Segurança Pública.