Febre de SharePoint?

xEu encontrei em minhas viagens e bate papos em eventos da indústria do ECM, uma enorme oportunidade de contatar pessoas e sentir o que realmente está ocorrendo do lado de dentro da comunidade usuária. E, em minha terceira viagem ao Brasil como keynote no ECMShow em São Paulo, posso dizer, cá entre nós, que as coisas estão mudando e rápido! 

[private] Muitas coisas podem acontecer num curto período de tempo, apenas há alguns anos atrás, eu discutia a ascensão global da Microsoft com o SharePoint para uma plateia no Rio, e uma pessoa me disse, nessa visita, que o SharePoint não significava nada no Brasil e provavelmente nunca iria.

Hoje, a história não poderia ser mais diferente. O Brasil está sofrendo do que poderíamos chamar de Febre do SharePoint, e esse é o tópico de conversa número um, dois e três na boca de todos.

Isso bem poderia ser simplesmente minha perspectiva pessoal, mas apenas há poucos anos, a discussão girava em torno do GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos, e o que poderíamos chamar de  captura tradicional e os requisitos do imaging, suas extensões eletrônicas, se preferirem, como os microfilmes e o archiving.

Agora se fala de ECM, da utilização de sistemas de software para realmente gerenciar o conteúdo em um largo escopo de situações, e, em particular do Share Point. Nunca houve qualquer dúvida sobre a crescente necessidade do uso das ferramentas de ECM no Brasil, mas nunca que essa necessidade seria provida pela mais típica e maior das fornecedoras de software do Estados Unidos .

Então, a pergunta que faço é: O que aconteceu para que o Microsoft SharePoint tirasse do caminho aquilo que nenhum outro fornecedor de ECM conseguiu antes? A resposta é bastante simples, e educativa para muitos fornecedores não americanos de ECM – a liderança dos canais e o relacionamento com o mercado.

O fato da Microsoft possuir uma ampla e bem estruturada rede de serviços e parcerias com canais no Brasil, permite que os compradores possam facilmente encontrar parcerios locais, consultores e especialistas habilidosos para dar suporte as vendas iniciais, instalação, desenvolvimento e suporte permanente.

Tudo isso localmente e em português. Em nenhuma conversa que tive – mesmo com canais parceiros focados em Microsoft – é mencionada a superioridade do SharePoint , baixo preço, funcionalidades inovadras etc. como as razões  para uma adoção tão rápida e entusiástica.

Assim, uma vez mais, somente para deixar claro que isso não tem nada a ver com o SharePoint como plataforma de tecnologia específica, e sim tudo a ver com ter uma grande e vibrante comunidade de canais na base das operações. Encontrar o mesmo entusiasmo para com a Open text, Oracle, ou a IBM no Brasil é mais ou menos como encontrar uma agulha num palheiro.

E aqui reside o problema, mesmo o SharePoint sendo uma boa escolha para muitos compradores, certamente não o é para todos. Em projetos de ECM é sempre recomendável realizar-se uma seleção formal e por meio desse processo comparar uma série de alternativas em diferentes produtos.

Em termos gerais, o que se percebe do SharePoint é que ele é rápido e relativamente barato para se começar, mas se suas necessidades crescerem e se tornarem mais complexas, da mesma forma os custos e os requisitos das licenças também o serão.

Em alguns casos, o que se deve considerar no SharePoint são as funcionalidades avançadas que requerem um trabalho de desenvolvimento  posterior, que bem poderiam ser padronizadas e disponibilizadas como funcionalidades para outros sistemas. Esse é o tipo de detalhe  que surge não somente durante um processo de aquisição integral, mas parece o tipo de processo que não deveria acontecer. Mas, ao invés disso, o SharePoint é a única opção considerada. Se esse é o caso, depois de um tempo, veremos como em outras partes do mundo, que o entusiasmo pelo SharePoint vai minguar e arrefecer.

Não me importa se os usuários comprarem o EMC Documentum, File Net da IBM, Alfresco ou SharePoint, o que importa é que comprem  os melhores produtos para suas necessidades. Embora, muito frequentemente, os usuários não o façam.

Apesar disso, o sucesso do SharePoint no Brasil é educativo. Para nós que aconselhamos nossos clientes, a consultoria, os apoiadores locais e a conexão cultural entre a companhia fornecedora e seus revendedores pode, em alguns casos, provar que é mais importante, que a mais perfeita tecnologia. [/private]

 

*  Texto escrito por Alan Pelz-Sharpe, analista-chefe do CMS Watch, autor e avaliador de produtos para o CMS Watch E-mail Archiving Report e para o CMS Watch ECM Suites Report.

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