Enterasys melhora a integração de dispositivos Apple em redes corporativas

A Enterasys anunciou o lançamento da solução Bonjour Traffic Management, uma ampliação da solução Mobile IAM (Mobile Identity and Access Manager) que permite a gestão mais segura e eficiente de iPhones, iPads, MacBooks, AppleTVs e outros dispositivos Apple. A Enterasys validou ainda a compatibilidade de ambas as soluções com o iPhone 5, o mais recente lançamento da popular marca.

Dispositivos da Apple adicionam uma carga de tráfego extra à rede de TI por causa da utilização do protocolo Bonjour, uma solução com “zero configuração de rede" da Apple. O Bonjour possibilita a descoberta de serviços em uma rede local e permite que os usuários conectem seus dispositivos a esta rede sem necessidade de qualquer configuração, basicamente como um plug and play. É muito utilizado para soluções de e-learling em escolas e universidades por permitir tráfego de audio e vídeo HD, além de poder encontrar impressoras e servidores de compartilhamento de arquivos. No entanto, a solução gera uma grande quantidade de tráfego multicast nas redes corporativas, e se a rede não está preparada para receber esta aplicação, o tráfego do Bonjour é enviado unicamente para um determinado segmento da rede ou VLAN, encontrando somente os dispositivos e serviços localizados neste segmento, limitando desta forma o aproveitamento completo deste poderoso protocolo por toda a rede.

“O movimento BYOD levou a uma proliferação explosiva de dispositivos móveis nas redes corporativas” afirma Dan Dulac, vice presidente da engenharia de produtos da Enterasys. “Com o recente lançamento do iPhone 5, a tendência é que haja ainda um aumento significativo na presença dos produtos da Apple. Com a nossa solução Bonjour Traffic Management, estamos resolvendo um problema que pressionava as empresas que estão buscando uma maneira de incorporar os dispositivos da Apple em grandes redes”.

Share This Post

Post Comment