A Enterasys anunciou o lançamento da solução Bonjour Traffic Management, uma ampliação da solução Mobile IAM (Mobile Identity and Access Manager) que permite a gestão mais segura e eficiente de iPhones, iPads, MacBooks, AppleTVs e outros dispositivos Apple. A Enterasys validou ainda a compatibilidade de ambas as soluções com o iPhone 5, o mais recente lançamento da popular marca.

Dispositivos da Apple adicionam uma carga de tráfego extra à rede de TI por causa da utilização do protocolo Bonjour, uma solução com “zero configuração de rede" da Apple. O Bonjour possibilita a descoberta de serviços em uma rede local e permite que os usuários conectem seus dispositivos a esta rede sem necessidade de qualquer configuração, basicamente como um plug and play. É muito utilizado para soluções de e-learling em escolas e universidades por permitir tráfego de audio e vídeo HD, além de poder encontrar impressoras e servidores de compartilhamento de arquivos. No entanto, a solução gera uma grande quantidade de tráfego multicast nas redes corporativas, e se a rede não está preparada para receber esta aplicação, o tráfego do Bonjour é enviado unicamente para um determinado segmento da rede ou VLAN, encontrando somente os dispositivos e serviços localizados neste segmento, limitando desta forma o aproveitamento completo deste poderoso protocolo por toda a rede.

“O movimento BYOD levou a uma proliferação explosiva de dispositivos móveis nas redes corporativas” afirma Dan Dulac, vice presidente da engenharia de produtos da Enterasys. “Com o recente lançamento do iPhone 5, a tendência é que haja ainda um aumento significativo na presença dos produtos da Apple. Com a nossa solução Bonjour Traffic Management, estamos resolvendo um problema que pressionava as empresas que estão buscando uma maneira de incorporar os dispositivos da Apple em grandes redes”.