Dia da Ciência e Tecnologia: avanço da IA no Brasil impulsiona novos modelos de negócios

Dia da Ciência e Tecnologia: avanço da IA no Brasil impulsiona novos modelos de negócios

Celebrado em 16 de outubro, o Dia da Ciência e Tecnologia reforça a importância da pesquisa e da inovação como pilares para o desenvolvimento econômico e social. No Brasil, um dos campos que mais têm crescido é o da Inteligência Artificial (IA), que vem transformando a forma como empresas de todos os setores operam, tomam decisões e se conectam com clientes.
 

De acordo com o estudo da McKinsey, 72% das empresas no mundo já adotaram tecnologias de IA, um avanço expressivo frente aos 55% registrados em 2023. Já o levantamento, da Randstad, aponta que 65% das organizações aumentaram seus orçamentos voltados à tecnologia no último ano.
 

O avanço da Inteligência Artificial evidencia a maturidade científica e tecnológica do Brasil, impulsionada pela conexão entre universidades, empresas e centros de inovação. Com a popularização das tecnologias, a IA tende a ganhar papel cada vez mais estratégico no crescimento econômico, estimulando novos negócios, oportunidades e uma cultura de inovação orientada por ciência e propósito.
 

Segundo Herman Bessler, CEO e fundador do TEMPLO — empresa pioneira em soluções de IA para negócios —, setores como varejo, finanças, saúde, agricultura e manufatura já utilizam a tecnologia para ganhar eficiência, personalizar experiências e ampliar resultados.

“A ciência e a tecnologia deixam de ser suporte e se tornam infraestrutura das mudanças corporativas: a Inteligência Artificial além de automatizar tarefas, desloca pontos de decisão, realoca competências e altera relações com fornecedores. Os efeitos em cadeia impactam custos operacionais e exposição regulatória, mas convidam também ao desenvolvimento e valorização de novas habilidades como orquestração de força de trabalho digital, por exemplo. O sucesso na adoção de IA passa por visão estratégica e definição de objetivos mensuráveis, inclusive no curto prazo”, afirma o executivo.
 

Herman destaca ainda cinco recomendações práticas para que as empresas avancem de forma estratégica na adoção da Inteligência Artificial (IA) — unindo inovação, eficiência e responsabilidade:

  1. Comece com problemas reais: concentre os esforços em desafios concretos do negócio, onde dados e automação possam gerar impacto mensurável.
  2. Invista em capacitação: estimule uma cultura de aprendizado contínuo, oferecendo formação em IA para líderes e equipes técnicas.
  3. Garanta a qualidade dos dados: toda boa decisão depende de informações confiáveis e bem estruturadas, que sustentem análises precisas.
  4. Pense em escala: comece com projetos-piloto, mas com visão de crescimento, garantindo segurança e consistência nas próximas etapas.
  5. Construa governança de IA: adote princípios de uso ético e responsável da tecnologia, reforçando a confiança de clientes e parceiros.

Imagem: divulgação.

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