Gartner analisa Gmail Empresarial

De acordo com o Gartner, companhia de pesquisa e aconselhamento de TI, o email em nuvem pode crescer em 20% no geral de email empresarial até o final de 2016 e a 55% até de 2020. Atualmente, o setor se posiciona com 3% a 4% da indústria. Segundo o núcleo de estudos, o Gmail deve ser considerado um provedor de email em nuvem do mainstream, neste caso. 

Logo, a organização de pesquisa afirma que o Gmail Empresarial é uma ferramenta que apresenta como uma alternativa viável para o Microsoft Exchange Online e para outros serviços de correio eletrônico oferecidos por meio de soluções de Cloud Computing (computação na nuvem). Embora sua participação na área empresarial esteja flutuando em cerca de 1% atualmente, o Gmail possui quase a metade dos emails empresariais disponibilizados em Cloud Computing. Este e outros temas serão abordados no Gartner Symposium ITxpo 2011, conferência da empresa, que acontecerá de 25 a 27 de outubro, em São Paulo. Para os analistas, além do Microsoft Exchange, o Google Gmail é o único sistema que teve destaque no ramo empresarial nos últimos anos.

Para a companhia, o email em nuvem ainda está em fase de maturação. Seus analistas acreditam que, para a maioria das organizações, fazer mais um upgrade localmente, que seria feito até 2014, é a abordagem mais prudente. Uma abordagem menos arriscada para o email em nuvem seria através de uma implementação, onde algumas caixas de email ficariam na nuvem e outras, instaladas localmente.

 

Share This Post

Post Comment