Com apoio da IA, corretoras aceleram desenvolvimento, elevam produtividade e reduzem custos em 80%

Com apoio da IA, corretoras aceleram desenvolvimento, elevam produtividade e reduzem custos em 80%

Segundo a consultoria Gartner, até 2028, 75% das empresas de software utilizarão assistentes baseados em IA em suas operações, um aumento expressivo em relação aos menos de 10% registrados no início de 2023. Atualmente, organizações de diversos setores já conseguem reduzir ciclos completos de desenvolvimento de software, do planejamento aos testes, homologação e publicação, a uma fração do tempo que antes era necessário. Essa transformação é impulsionada pela automação e pela inteligência artificial (IA), que se tornaram centrais nas estratégias tecnológicas das empresas. 

Casos de colaboração, como o da CI&T, empresa especialista em transformação tecnológica, com o Grupo Porto, conhecido pela atuação no setor de seguros, reforçam esse cenário, em que o uso de IA generativa aplicado ao core tecnológico trouxe ganhos de 38% em eficiência e uma economia média de 18% no tempo previsto para tarefas e mudança de papéis nos times. Além disso, a iniciativa permitiu a reorganização de processos internos, otimizando fluxos e funções dentro das equipes.

Na B3, bolsa de valores do mercado de capitais brasileiro, por exemplo, a adoção do Sinacor JetData, solução desenvolvida pela Vericode, especializada em qualidade de software e computação de alto desempenho, e baseada na plataforma dott.ai, de testes acelerados por IA, trouxe um salto expressivo em produtividade. Com a solução, as corretoras passaram a executar testes regressivos que antes levavam 35 dias em apenas 33 horas, enquanto os custos caíram 80%. Além disso, o tempo total de um projeto foi reduzido de três meses para apenas 15 dias, sem comprometer a qualidade.

Para a Vericode, que atua há mais de 20 anos em engenharia de software, automação de testes e observabilidade, esses exemplos mostram que a questão central não é apenas fazer mais em menos tempo, mas transformar tempo em valor. “Automação e IA permitem que equipes saiam do esforço manual e foquem em análise e inovação. Isso não só acelera a entrega, mas também aumenta a previsibilidade, reduz riscos de falhas e fortalece a governança digital”, explica Leandro Akio, Head de desenvolvimento e sócio da Vericode.

Segundo Leandro, o ganho de tempo é apenas a ponta do iceberg desse processo. "A redução de prazos também libera profissionais para atividades estratégicas, amplia a capacidade de inovação e torna o setor financeiro, e outros segmentos críticos, mais competitivo diante de um cenário global cada vez mais exigente", conclui.

Imagem: divulgação.

Share This Post

Post Comment