Estudo revela quais os principais desafios que as empresas enfrentam em Segurança da Informação

A IDC Brasil revelou quais são os principais desafios enfrentados pelas empresas quando o assunto é Segurança da Informação. O principal deles é mudar a cultura organizacional a favor da segurança. Porém existem outros, como: conscientizar o nível executivo dos riscos e das suas consequências; suprir a falta de mão de obra qualificada; colocar o tema segurança na agenda dos CIOs; oferecer novas e mais completas ofertas de segurança; entre outros.

O cenário atual mostra que as empresas têm dificuldade para comprar soluções de Segurança da Informação. “Apenas 15% das empresas têm claro o que deseja adquirir. Outros 40% sabem mais ou menos comprar segurança e o restante está desorientado, de acordo com pesquisa realizada com 206 empresas em todo o Brasil de todos os segmentos de mercado. A dificuldade está em entender dentre as ofertas disponíveis no mercado, qual atenderá da melhor maneira e custo a necessidade e momento da empresa. Mesmo os clientes mais maduros dependem muito do apoio de um parceiro especializado para comprar adequadamente hardware, software ou serviços de segurança. “Uma equipe de Segurança da Informação com profissionais especializados nas soluções presentes na empresa, é caro para formar e caríssimo para manter”, declara Célia Sarauza, gerente de Pesquisas da IDC Brasil.

Observa-se que a tendência é que o crescimento nos investimento em soluções de Segurança da Informação seja constante, nos próximos anos, em função das vulnerabilidades conhecidas e não conhecidas, presentes em um mundo cada vez mais eletrônico e dinâmico. Atualmente, o orçamento destinado à Segurança da Informação representa entre 5% e 20% do total de TI, sendo que empresas com projetos corporativos (que afetam toda a empresa) de segurança têm orçamento mais expressivo, em torno de 15% a 20% do orçamento de TI. Cloud Computing, por exemplo, está presente na pauta de investimento, mas ainda não decolou. “Apesar de acreditar no modelo de Cloud como tendência para o futuro, poucos esperam que este será o modelo dominante. Algumas soluções são mais apropriadas ou se encaixam melhor no modelo Cloud (como serviço) como webmail e AntiSpam, ou seja, soluções que necessitam de uma base de dados sempre atualizada”, completa Célia.

Share This Post

Post Comment