Maurício Balassiano*
Essa semana, comemora-se o Dia do Médico. Uma data que não poderia deixar de celebrada por conta da importância e do compromisso desses profissionais com a população. Eles acompanham a modernização dos processos e são adeptos à tecnologia em prol do bem-estar da sociedade.
Desde o surgimento da medicina, muitas coisas mudaram, inclusive o modo que esses profissionais assinam e autorizam procedimentos. A caneta e o carimbo, hoje, estão sendo substituídos pelo Certificado Digital. Já o receituário, o laudo e outros documentos em papel estão sendo transformados em arquivos eletrônicos.
Ainda bem, porque a consequência da adoção da tecnologia da Certificação Digital resulta em diversos benefícios: segurança para os médicos, pacientes e instituições de saúde, integração de dados, eficiência operacional e redução de custos.
Quando a documentação é feita no meio eletrônico, elimina-se o risco de erro na interpretação da grafia e facilita a auditoria dos processos. Já a integração de dados permite integrar diferentes unidades de saúde para indicadores, comparações e melhor controle de recursos. O uso do Certificado Digital também elimina em 100% o uso do papel. A consulta ao histórico do paciente se torna mais rápida e o atendimento mais eficiente e assertivo. E, sem papel e com processos mais rápidos, os custos são reduzidos.
Na mesma medida em que os médicos adotam e acompanham a tecnologia, ela também faz o mesmo para proporcionar a eles comodidade e conveniência. Tanto que atualmente os profissionais podem carregar seus Certificados Digitais no celular ou tablet, graças a modalidade mobileID. Ou ainda, se desejarem, eles podem usar o CRM Digital para armazenar o Certificado.
Esse cenário mostra o quanto os médicos estão inseridos na era digital. A população agradece. Parabéns a todos os médicos.
*Maurício Balassiano é diretor de Produtos e Tecnologia da Certisign.