Por Nicole Tesser Isatto, Comercial na Coffee and IT e integra a Códice.

O conceito dos P’s do Marketing foi criado por Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler, especialista do marketing moderno e, originalmente, compreendia 4 itens: Produto, Preço, Praça e Promoção.
Um exemplo clássico é Henry Ford, que, em 1913, foi pioneiro na criação de uma linha de produção móvel na indústria automotiva. Porém, a orientação de marca era voltada para o produto, de forma que os carros do modelo Ford T eram produzidos somente na cor preta para o seu cliente final.
Com o advento da tecnologia e com a evolução da jornada do cliente, além da colocação do cliente no centro do negócio, surgiu um conceito chamado customer centric selling, fazendo com que os 4 P’s evoluíssem para 8 P’s. São eles: Produto, Preço, Praça, Promoção, Pessoas, Processos, Posicionamento e Performance. Atualmente, o cliente se torna o foco da orientação de marca, uma vez que é preciso compreender seus desejos e atender suas necessidades.Para você entender um pouco mais sobre a jornada dos 8 P’s do Marketing, segue algumas considerações:
1) Produto: O que a empresa vende? Pode ser um produto ou um serviço;
2) Preço: Qual é o valor que é cobrado pelo produto ou serviço que a empresa vende? Além do preço, compreende o valor agregado ou perceptível;
3) Praça: Locais ou espaços em que o produto ou serviço é comercializado. Abrange pontos físicos ou pontos digitais;
4) Promoção: Marketing que é utilizado para promover o produto ou serviço, ou como o produto ou serviço chega até o cliente;
5) Pessoas: Quais são as pessoas que se relacionam com o negócio? Compreende tanto o público-alvo quanto os colaboradores da empresa. É necessário criar empatia e gerar conexão com o cliente;
6) Processos: Fluxos de trabalho que são utilizados para fazer o cliente se encantar pela empresa, além de proporcionar uma experiência cada vez melhor para o usuário;
7) Posicionamento: Que propósito a empresa tem e como ela é percebida pelo consumidor;
8) Performance: Abrange produtividade e qualidade dos produtos, e até mesmo a experiência do cliente. Precisa ser mensurada através de KPI’s (Key Performance Indicators) ou indicadores-chave.
Grandes companhias utilizam o conceito dos 8 P’s na sua estratégia de marca: Coca-Cola, Burger King e Havaianas, o que fala por si só da importância deste conceito para o Marketing como um todo.
E você, usa os 8 P’s na sua empresa ou ainda não se antenou?
Contato: (54) 99967-5455