Adeus aos servidores nas empresas

Que a “informação em nuvem” é uma mão na roda na hora de desenvolver tarefas, isso ninguém pode negar. Hoje vemos sistemas de armazenamentos disponíveis em todos os sites.  Um deles é o Google Apps, que nada mais é que um conjunto de ferramentas colaborativas do Google direcionadas para empresas ou pessoas físicas, que inclui o e-mail gratuito. 

A ferramenta auxilia principalmente as corporações, onde temos como principais vantagens a mobilidade e a alta disponibilidade, pois o serviço fica acessível de qualquer dispositivo móvel, sendo ele um celular, notebook, ipad etc. Como o Google tem sua infra espalhada por todo o mundo, os seus serviços ficam distribuídos e balanceados em vários lugares, fazendo com que a ferramenta fique disponível por um tempo muito maior do que uma infra própria ou até mesmo de empresas menores.

Com isso pode-se dispensar o uso de servidores. Como é possível ter muitas funções dentro do ambiente Google, em muitos casos, empresas de serviço, por exemplo, podem fazer suas tarefas diárias sem a necessidade de servidores, pois o Google Apps ocupa esta função para elas.

Há casos muito variados no mercado, mas em linhas gerais os servidores podem ser consolidados e até mesmo desativados com a implantação destas ferramentas colaborativas na nuvem.

E quando a questão é segurança, o Google possui vários sistemas para garantir o acesso seguro às suas informações, pois temos que lembrar que a empresa possui uma marca muito forte e não pensa somente em oferecer serviços de excelência, mas também na segurança aplicada para manter essa reputação.

Mas, é bom não cair no esquecimento que vírus tem como porta de entrada nos computadores, a internet, rede e outros meios. E mesmo ao optar por serviços do Google Apps, não podemos deixar de pensar em uma solução de segurança para as estações de trabalho e servidores.

O ideal é agregar o valor dos serviços do Google com uma solução completa de segurança, para controlar todos os meios de entrada de ameaças, de vazamento de dados confidenciais e também aumentar a produtividade da empresa.

 

* Texto escrito por Antônio Mocelim, diretor da M3Corp.

Share This Post

Post Comment