Gartner divulga receita mundial de PaaS

"A computação em nuvem tem três aspectos tecnológicos: infraestrutura como um serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e  software como um serviço (SaaS)”, afirma o diretor de pesquisas do Gartner, Fabrizio Biscotti. A companhia de pesquisas e aconselhamento na área de tecnologia da informação, Gartner informou que a receita mundial de PaaS (Plataforma como um Serviço) será de U$ 707,4 milhões em 2011, acima dos U$ 512,4 milhões alcançados em 2010. 

Segundo os analistas, que apresentarão pesquisas sobre o tema no Gartner Symposium ITxpo 2011, a conferência de consultoria, o mercado vai apresentar um crescimento com o faturamento do serviço de PaaS, totalizando U$ 1,8 bilhões em 2015. “Como o SaaS está mais desenvolvido e a PaaS ainda não, acreditamos que a batalha entre os fornecedores deverá se intensificar”, completa o executivo. De acordo com a companhia, as ofertas neste campo  deverão ganhar a disputa nos mercados de low end dos portais, servidores de aplicações e gestão de processos de negócios (DPM) e os negócios deverão expandir para o setor  de integração em middleware (AIM), trazendo um novo perfil de organizações que englobam usuários de aplicações e de software de escritórios.

Segundo estudos do Gartner, será impossível lidar com o volume quando os usuários e os provedores começarem a operar aplicações de grande escala, pois estas ações requerem uso simultâneo e sincronizado de múltiplas capacidades de PaaS, tais como experiência dos usuários, servidores de aplicações, sistemas de gerenciamento de bancos de dados (DBMSs), segurança e mensagens. “Os usuários predominantes da PaaS deverão procurar provedores que forneçam suítes de funcionalidades amplas e integradas, forçando a consolidação das ofertas especializadas. No entanto poucos fornecedores oferecem o serviço desta forma”, afirma o vice-presidente e analista do Gartner, Yefim Natis.

Os analistas da consultoria prevêem uma agregação das ofertas de PaaS em suítes de funcionalidades que proporcionem aos usuários serviços de plataforma, localizados no mesmo data center. Esse processo será feito em etapas. Acredita-se que em 2013 as funcionalidades deste serviço se consolidarão em cenários de usos específicos, abrindo caminho para o surgimento de ofertas amplas e integradas a partir de 2015.  Fica claro que com a atenção dada a esse segmento por gigantes da indústria, que o PaaS está sendo considerado um empreendimento estratégico e também uma oportunidade para incrementar o mercado”, afirma  Biscotti.

Share This Post

Post Comment