A RAD, especializada na virtualização de funções de rede na borda do cliente para operadoras e provedores de serviços, destacará toda a sua linha de soluções de próxima geração para operadoras de telecomunicações fixas e móveis durante a Futurecom 2015.
Para os participantes do evento, a RAD irá demonstrar o funcionamento da sua exclusiva tecnologia de virtualização de funções no CPE (isto é, nas bordas da rede dos clientes), um tipo de solução já visto mundialmente como um grande facilitador para o avanço da tecnologia NFV.
Sustentada através de equipamentos de interfaces de redes NID/NTU série ETX-2i, a solução de vCPE da RAD vem chamando a atenção do setor de telecom como a opção ideal para acelerar as instalações comerciais de NFV e aumentar a velocidade de implementação de novas funções pelos provedores de serviços.
De acordo com Valter Teixeira, diretor da RAD do Brasil "além da abstração de hardware, o vCPE possibilita ciclos de instalação mais curtos e mais flexíveis para novos serviços, com uma estrutura de custos bastante vantajosa". Segundo ele o ETX-2i é ideal para prestadores de serviços e operadoras de rede privadas que desejam aproveitar esses benefícios em sua transição para redes programáveis via software.
Também na Futurecom, o Gerente de Desenvolvimento de Negócios da RAD para provedores de Serviços, Ari Goldwasser, irá apresentar um painel sobre as diversas alternativas para a implementação de servicos vCPE e sobre as melhores formas de se obter resultado com esta tecnologia, tanto em termos de produtividade quanto em lucratividade para operadoras (dia 27 de outubro às 11:30, na Sala Chile).
O ETX-2i da RAD é um dispositivo de terminação de redes NID/NTU para tráfego IP e Carrier Ethernet com um módulo NFV x86 plugável nos equipamentos da rede. Ele é capaz de hospedar funções de rede virtuais (VNFs) de forma rápida e de baixo custo. Funcionando como um motor de virtualização na borda do cliente, a solução é especialmente projetada para serviços comerciais em L2 e L3, backhaul móvel e das carrier de carriers. O ETX-2i pode ser administrado pelo Orquestrador D-NFV da RAD ou qualquer outro orquestrador que utilize padrões abertos e suporte várias opções para que a arquitetura vCPE e a colocação de VNF atendam às necessidades de agilidade, desempenho, segurança e custo.
O Redirecionamento Dinâmico
O que torna o ETX-2i uma solução sem precedentes é que ele suporta o redirecionamento dinâmico para levar mais flexibilidade de encadeamento de funções embutidas e virtualizadas. Além disso, ele tem um roteador embutido de alta escala e interfaces modulares de rede para qualquer infraestrutura de acesso - fibra, PDH, SDH/SONET, SHDSL ou VDSL.
Ainda de acordo com Valter Teixeira, pesquisas da RAD indicam que os provedores de serviços estão enxergando o vCPE como a primeira alternativa para se iniciar o NFV com garantia de resultados mais rápidos em termos de nova receita e para a economia de CapEx e despesas operacionais.
Em sua demonstração na Futurecom, a RAD mostra o ETX-2i sendo gerenciado pelo Orquestrador D-NFV da própria RAD, que converge o controle de elementos físicos e virtualizados de rede e tem interfaces abertas para orquestradores de rede end-to-end.