A Indra lançou um inovador modelo de Universidade Corporativa, a Indra Open University, adaptada às novas necessidades de formação de seus profissionais em todo o mundo, que será um pilar fundamental para a mudança cultural e a transformação da companhia, com o objetivo de gerar um crescimento rentável e sustentável do negócio.
A Indra Open University é um projeto vivo, construído com a colaboração dos próprios profissionais, e começa a dar seus primeiros passos antes da abertura oficial do curso em 2017. É uma das iniciativas do novo modelo de gestão de talento da Indra, que coloca o profissional no centro de sua formação e desenvolvimento, oferecendo-lhe as melhores ferramentas para progredir e conseguir êxito em sua carreira profissional na Indra.
Sem excluir a formação presencial, a Universidade Corporativa da Indra é principalmente virtual, para que os profissionais da Indra em todo o mundo possam ter acesso à formação quando e onde desejarem e ao passo que gera uma cultura comum globalmente. Mas ainda vai muito além, incrementa a vinculação da formação com a estratégia da companhia, antecipando-se às necessidades do negócio, e gerando o ecossistema de auto-aprendizagem contínuo que requer o novo talento.
Além de seguir potencializando o social learning mediante a rede de conhecimento pioneira compartilhada com a qual já contava a Indra, a Universidade põe a disposição do profissional novas metodologias e ferramentas para a própria gestão de sua formação, alinhadas com as novas tendências: palestras interativas, atividades lúdicas, e ferramentas como Smarty, que permite acessar conteúdos atualizados e personalizados com qualidade; recursos adaptados a diferentes modos de aprender (vídeos, leituras, conferências, debates, cursos e aulas virtuais), metodologia mais prática e participativa baseada em casos.
Com relação à capacitação mais formal, os itinerários formativos se adaptam ao perfil de cada profissional e às necessidades de cada etapa de acordo com seu plano de carreira profissional, incluindo cursos obrigatórios e recomendados, assim como programas transversais, que apresentam matérias das distintas Escolas.
A Universidade Corporativa da Indra parte de um conceito inovador ao seguir um modelo pró-ativo que antecipa as necessidades dos profissionais e do mercado, ao invés de respondê-las depois de surgirem. Isto é possível graças à estreita colaboração do negócio, que trabalha conjuntamente com Recursos Humanos definindo a estratégia de formação. Assim, membros do Comitê de Direção são os diretores das diferentes Escolas nas quais se estrutura a Universidade e tem a responsabilidade de definir sua missão e objetivos, alinhados com o Plano Estratégico da companhia de identificar as necessidades e os cursos que devem ser ministrados de acordo a estes objetivos, e de selecionar os especialistas, internos e externos, que formam o corpo docente com o apoio de Recursos Humanos.
Rede global de especialistas multidisciplinar única
A Indra Open University responde à aposta da Indra pelo talento de seus profissionais, proporcionando-lhes os meios necessários para ter uma formação e uma carreira profissional adaptadas aos seus perfis. O profissional está no centro e é o verdadeiro protagonista de sua formação, mas além disso seu papel é chave na própria construção da Universidade Corporativa, colaborando e compartilhando conhecimentos, informação e recursos, atuando como Community Manager das distintas comunidades com as quais conta o campus virtual ou, inclusive, fazendo parte do corpo docente das escolas.
Através de sua Universidade, a Indra quer identificar, aproveitar e reconhecer todo o talento interno dos profissionais da companhia, que formam uma rede global de especialistas multidisciplinar única: especialistas com sólidos conhecimentos das tecnologias, da gestão, dos diferentes setores e das necessidades de seus clientes, profissionais estes focados em criar valor e em gerar negócio aos clientes e acostumados a trabalhar de forma conjunta com eles.
A Indra Open University se apóia no conhecimento destes especialistas e líderes, reconhecendo-os em seu papel de formação de outros especialistas e líderes na organização. Por isso e para fomentar sua participação, se colocará em prática um sistema de reconhecimento, mediante o qual se avaliará o grau de colaboração e implicação dos profissionais, método este que também permitirá aos profissionais reconhecer a contribuição de seus colegas.
Como seu próprio nome indica, a Indra Open University é uma universidade aberta porque coloca a disposição de cada profissional os melhores recursos externos e oferece mais ferramentas de formação aberta, para que auto gerencie sua formação e aprofunde-se no que lhe interessa ou que considere que deva melhorar. Os estagiários da companhia podem acessar a Universidade, que, além disso, nasce com o fim de gerar, a médio prazo, espaços de colaboração, aprendizado e inovação com os demais públicos objetivos: universitários, clientes, fornecedores, entre outros.