Especialistas em segurança da Equipe de Analises e Investigação Global da Kaspersky Lab compartilharam as medidas de segurança que utilizam para proteger suas próprias contas online como de e-mail, ferramentas de mensagens instantâneas e de smatphones, além das medidas durante a navegação em redes informáticas e na interação com o mundo físico.
Dar atenção extrema ao ambiente online e off-line é uma das principais dicas dos especialistas da Kaspersky Lab. Os profissionais da companhia utilizam aparelhos celulares e laptops diferentes dos utilizados diariamente quando viajam, não respondem perguntas sensíveis sem ter certeza de que comunicação está bem protegida em ambos os lados, e sempre estão à procura de comportamentos suspeitos ao seu redor.
Abaixo estão alguns pontos cruciais para garantir o controle da segurança de seu ambiente online.
E-mail
A publicidade contextual funciona porque tem uma compreensão detalhada dos interesses de seu público-alvo. É por isso que as empresas que oferecem esse tipo de publicidade altamente focada trabalham em estreita colaboração com os principais provedores de serviços de e-mail. As caixas de correio estão cheias de informações valiosas sobre as roupas que seus usuários vestem, os lugares que desejam passar as férias e todos os interesses de compras do indivíduo. Acontece que todos os elos são fracos no ponto de segurança dos e-mails: tudo que está escrito pode causar sérios problemas se a informação que está sendo passada para outras pessoas e que está disponível online não for cuidadosamente pensada. Os nossos especialistas de segurança sugerem o seguinte para proteger-se quando utilizar o e-mail:
- Utilize os serviços de criptografia do e-mail para suas comunicações.
- Gere uma senha segura para o código de criptografia: quanto maior, melhor.
- Preste atenção aos dados que está gerando, inclusive quando o conteúdo da mensagem está cifrado. "De", "Para", "Assunto", e a hora de envio, tudo pode ser rastreado.
A Kaspersky Lab adverte: se sua senha privada foi, alguma vez, comprometida, todas as mensagens enviadas também estarão comprometidas. Às vezes pode ser mais seguro não utilizar o e-mail.
Mensagem instantânea
O melhor é não utilizar nenhum serviço comercial que não conte com um protocolo criptográfico "Off the Record Messaging" (OTR). O OTR permite criar sua própria senha privada, e criptografa as mensagens antes de enviá-las.
- Certifique-se de que seu meio de comunicação favorito conte com OTR.
- Ative o plug-in antes de iniciar a conversa.
- Não se esqueça de lembrar as pessoas com que você mantém contato que elas também necessitam ativar o OTR em seus dispositivos, caso contrário, seus esforços serão inúteis. Novamente, considere o que você diz e quem está recebendo essas informações - já que eles podem gravar toda a conversa.
Smartphone
Seu smartphone contém informações valiosas sobre seus hábitos e sua localização. Provavelmente armazena os mesmos dados que o laptop e o computador do escritório, mas é provável que as medidas de segurança para esse dispositivo sejam mais fracas que as adotadas para notebooks e PCs.
- Não se esqueça de garantir a segurança de seus dispositivos móveis
- Quando estiver fora, sempre que possível, utilize telefones descartáveis.
Navegação através de redes de computadores
- Não aceite os cookies, não permita a execução do JavaScript, e não se mantenha conectado dentro de nenhuma conta.
- Desative uma conexão pública de Internet ou rede de área local insegura. Prefira utilizar uma conexão 3G/4G.
Mundo físico
Para viagens, os especialistas sugerem o uso de um telefone e um laptop diferentes dos utilizados no dia-a-dia. Ambos os dispositivos não devem conter informações confidenciais. Não conecte mutis hardwares aos seus dispositivos para que esses não se tornem alvos de ataques de malware. Não deixe os aparelhos nos quartos de hotéis sem que eles estejam protegidos
Um verdadeiro especialista em segurança sempre está vigiando ao redor e se mantém alerta às atitudes suspeitas. Eles estão conscientes das técnicas de engenharia social e sabem como fazer frente a diferentes situações e resolver problemas.
"É provável que nossa impressão digital dure para sempre, de modo que quando baixamos a guarda, por qualquer motivo, corremos o risco de termos nossa informação comprometida. A regra de ouro da segurança cibernética é, provavelmente, lembrar que o silêncio é uma disciplina defensiva. A privacidade de qualquer mensagem enviada é tão boa quanto a segurança do destinatário. Contudo, mesmo quando você não pode permanecer em silêncio, você precisa saber como manter-se discreto no mundo da informação online ", disse Vicente Diaz principal investigador de Segurança da Equipe de Análise e Investigação Global da Kaspersky Lab.
Mesmo quando você não lida com dados altamente confidenciais, você ainda pode se beneficiar das indicações de segurança que os especialistas em segurança da Kaspersky Lab prepararam para todos os usuários.