A SolarWinds empresa fornecedora de softwares para gerenciamento de desempenho de TI, anunciou uma ampla correlação e visibilidade do banco de dados e das camadas de suporte com aprimoramentos ao SolarWinds Database Performance Analyzer (DPA), proporcionando aos administradores de banco de dados (ou DBAs) insights valiosos sobre o impacto do banco de dados sobre outras camadas da pilha de aplicativos e capacitando-os a fornecer a seus departamentos de TI a solução para a preocupação comum: "Por que este aplicativo é tão lento?".
O SolarWinds DPA, com a abordagem exclusiva que inclui análise de desempenho multidimensional, monitora continuamente os bancos de dados SQL Server®, Oracle®, Sybase® e DB2® em servidores físicos, baseados em nuvem e da VMware® para identificar problemas de desempenho que influenciam os tempos de resposta do usuário final, isolar as causas principais, mostrar as tendências do histórico de desempenho e correlacionar as métricas relacionadas com o tempo de resposta e o desempenho. Em sua última versão, o SolarWinds DPA 9.0 acrescentou visibilidade e correlação de recursos de armazenamento, fornecendo aos administradores de banco de dados insights exclusivos sobre como os problemas de E/S de armazenamento contribuem para um tempo de resposta ineficiente, além de agregar linhas de bases de métricas e alertas, que permitem que os DBAs identifiquem a raiz dos problemas de desempenho em questão de minutos.
“Para simplificar, o desempenho do aplicativo é o desempenho do banco de dados. Assim, quando os aplicativos estão lentos, a culpa geralmente cai no banco de dados e no DBA. No entanto, como os bancos de dados são complexos e cheios de informações essenciais, precisamos dos DBAs não para assumir a culpa, e sim para encontrar soluções", afirma Gerardo Dada, vice-presidente de marketing de produtos da SolarWinds. “Agora, com o SolarWinds DPA 9.0, os DBAs têm uma noção mais clara sobre o desempenho dos bancos de dados e sobre como funcionam com outros componentes que suportam um aplicativo. Dessa forma, os DBAs, passam a ser essencialmente os gurus de desempenho em um departamento de TI, oferecendo uma verdade única alinhando as equipes por trás dos fatos e capacitando-os para a ação.”
Novo no SolarWinds DPA 9.0: DBAs podem perguntar: “Será que o problema do aplicativo está no banco de dados?”
- Não, o problema está em outro lugar: os DBAs podem eliminar o banco de dados como origem do problema e contextualizar a correlação entre os outros componentes da infraestrutura de TI e as atividades do banco de dados. Com a NOVA análise de E/S de armazenamento, os DBAs podem ver o impacto do armazenamento na carga de trabalho do banco de dados, entendendo como problemas de armazenamento, como latência e desempenho de disco, podem contribuir para o longo tempo de resposta do banco de dados, afetando o usuário final de um aplicativo.
- Sim, o problema está no banco de dados: o desempenho do banco de dados é dinâmico, assim os DBAs precisam contar com as ferramentas certas para conseguir comparar desempenho esperado e desempenho anormal. Com os NOVOS recursos de linha de base de métricas e alertas, os DBAs podem identificar, de forma proativa, resultados atípicos dos recursos, correlacionando com o tempo de resposta do aplicativo, e depois mergulhar mais fundo na questão para ver se o problema realmente se originou no banco de dados e, em caso afirmativo, como resolvê-lo.
“O SolarWinds DPA é uma ferramenta incomparável na hora de manter a vitalidade e a integridade do aplicativo. Ele mostra exatamente o que se deve analisar... Se você estiver vendo esperas de SQL na E/S, então já sabe que deve se concentrar no subsistema de E/S e na camada de armazenamento para diagnosticar os problemas de desempenho. Isso economiza horas e até dias no diagnóstico de problemas", afirma Barry Duran, arquiteto-chefe em administração de banco de dados de infraestrutura da Nielsen. “O SolarWinds DPA oferece aos DBAs diversas formas de ajuda no diagnóstico de problemas nos bancos de dados e beneficia os desenvolvedores para que possam melhorar ativamente o código a fim de manter o bom desempenho. É uma daquelas coisas que você encontra e pensa como era possível viver antes dela.”
A revista Database Trends and Applications Magazine elogiou o SolarWinds DPA duas vezes em 2014, incluindo-o na segunda lista anual DBTA 100 das "empresas mais importantes em dados" e indicando o produto como finalista na categoria “Melhor solução de desempenho de banco de dados" no DBTA Readers’ Choice Awards.
O SolarWinds DPA se baseia em uma arquitetura sem agente não invasiva, tornando-o seguro para uso em ambientes de produção com impacto insignificante no desempenho. O SolarWinds DPA pode ser usado para monitorar milhares de instâncias de banco de dados em execução local, em VMware ou na nuvem.
Preço e disponibilidade
Os preços do SolarWinds Database Performance Analyzer começam em US$ 1.995 para SQL Server e Oracle Standard Edition, e em US$ 3.495 para Oracle Enterprise Edition, DB2 e Sybase. Todas as plataformas de bancos de dados são agora licenciadas por instância, e os preços incluem o primeiro ano de manutenção. Para obter mais informações, incluindo uma versão de avaliação gratuita de 14 dias para download, visite o site da SolarWinds .