Soluções ERP auxiliam varejistas na gestão financeira de seus negócios

Quem é dono de comércio sabe que a gestão financeira do estabelecimento é um desafio.  É necessário realizar controle do estoque, fluxo de caixa, acompanhar o desempenho dos colaboradores e produzir relatórios periódicos. Essas tarefas se tornam quase impossíveis quando a empresa não tem uma ferramenta ERP (Enterprise Resource Planning). Segundo Ademir Assumpção, especialista de ERP da AX4B – parceira oficial da Microsoft na oferta de softwares e soluções para o mercado nacional – esse tipo solução reúne informações estratégicas de todos os departamentos em um só lugar, facilitando a vida do varejista e poupando seu tempo.

 

O profissional ressalta que esse tipo de ferramenta é essencial em qualquer tipo de negócio. “Realizar tarefas manualmente consome um tempo precioso, além de dar margem a erros”, explica. O ERP disponibiliza análises completas do estoque, contabilidade, custo de operações e volume de vendas. “Quando não se tem uma organização no controle de estoque, por exemplo, os produtos podem vir a faltar ou até perecer por estarem armazenados em excesso. Isso, sem dúvidas, reduz as vendas”, comenta Ademir.

 

Outras questões importantes em um comércio são o fluxo de caixa e os relatórios periódicos, responsáveis por mostrar, respectivamente, a entrada e saída financeira e o desempenho geral do negócio. “São esses números que revelam ao varejista a prosperidade de seu empreendimento. O ERP consegue fornecê-los imediatamente a qualquer momento, de forma automatizada e centralizada”, ressalta.  A gestão de equipes também é englobada por esse tipo de solução.  O desempenho de cada funcionário é contemplado em uma única interface, facilitando a gestão de seus superiores. “O empresário que não se atualiza e adere às novas tecnologias corre sérios riscos de comprometer a gestão financeira de seu estabelecimento”, finaliza.

 

O profissional ressalta que esse tipo de ferramenta é essencial em qualquer tipo de negócio. “Realizar tarefas manualmente consome um tempo precioso, além de dar margem a erros”, explica. O ERP disponibiliza análises completas do estoque, contabilidade, custo de operações e volume de vendas. “Quando não se tem uma organização no controle de estoque, por exemplo, os produtos podem vir a faltar ou até perecer por estarem armazenados em excesso. Isso, sem dúvidas, reduz as vendas”, comenta Ademir.erp1

Outras questões importantes em um comércio são o fluxo de caixa e os relatórios periódicos, responsáveis por mostrar, respectivamente, a entrada e saída financeira e o desempenho geral do negócio. “São esses números que revelam ao varejista a prosperidade de seu empreendimento. O ERP consegue fornecê-los imediatamente a qualquer momento, de forma automatizada e centralizada”, ressalta.  A gestão de equipes também é englobada por esse tipo de solução.  O desempenho de cada funcionário é contemplado em uma única interface, facilitando a gestão de seus superiores. “O empresário que não se atualiza e adere às novas tecnologias corre sérios riscos de comprometer a gestão financeira de seu estabelecimento”, finaliza.

Share This Post

Post Comment