Nokia e SENAI-SP anunciam parceria para criação de HUB 5G na capital paulista

Nokia e SENAI-SP anunciam parceria para criação de HUB 5G na capital paulista

A Nokia e o SENAI-SP anunciam parceria para incluir o Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com Ênfase em Conectividade do SENAI-SP, na capital paulista, em um ambiente de testes com equipamentos das tecnologias móveis 5G.

O Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação com Ênfase em Conectividade funcionará como um laboratório de pesquisa e desenvolvimento para aplicações industriais de redes móveis e um espaço demonstração da tecnologia, expondo casos de usos construídos para redes 5G. Ele ainda será usado como um HUB de conectividade, interligando diferentes unidades do SENAI-SP, que representam as diversas verticais da indústria, como o agro, manufatura, alimentos, mobilidade, serviços públicos e saúde.

A rede 5G do Núcleo entrará em operação no início do próximo ano e será direcionada para os diferentes segmentos da indústria, contribuindo de forma efetiva na jornada de transformação digital do setor, e tornando-o mais produtivo e competitivo. Além disso será um espaço de aprendizado para estudantes de diferentes unidades e níveis, do técnico à pós-graduação.

A solução usada para a criação do HUB 5G é o Nokia MX Industrial Edge, que combina aplicações e computação escalável, rede com/sem fio, aplicativos industriais de um clique e gerenciamento automatizado em uma plataforma de tecnologia operacional (OT) local e unificada e irá operar na frequência de 3,5 GHz.

Daniel Motta, gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI-SP: “A conectividade é fundamental na transformação digital das indústrias. Neste sentido, o SENAI-SP, em parceria com a Nokia, investe fortemente nesta temática, incluindo a tecnologia 5g. Esta parceria tem como objetivo estruturar laboratórios abertos para desenvolvimento de pesquisa e inovação em aplicações industriais de redes móveis. Ao mesmo tempo, tem a missão de difundir essa tecnologia através da educação para a indústria e a sociedade.”

Wilson Cardoso, Diretor de Tecnologia da Nokia para América Latina: “Acreditamos que nenhum país, empresa ou organização pode alcançar a digitalização isoladamente, por meio da parceria com o SENAI podemos fomentar o desenvolvimento profissional dos estudantes e soluções que podem ser aplicadas para desenvolver a indústria brasileira”.

Parceria em prol da formação profissional

A Nokia também é parceira do SENAI-SP e fornece o sistema de rede privada 5G da Escola Móvel de Conectividade 5G, exposto no Futurecom, que atende à indústria com cursos de formação profissional e demandas personalizadas.

No espaço, é possível ver aplicações de tecnologias proporcionadas pelo 5G, como IoT (Internet das Coisas); Realidade Aumentada; Internet Tátil, com dispositivos hápticos, que aplicam feedback e simulam sensação de toque em qualquer superfície; Metaverso; Veículo Elétrico Autônomo para aplicações industriais e Uso de Simuladores na Educação que, com o apoio de óculos de realidade virtual, simulam a operação de uma empilhadeira.

Share This Post

Post Comment