Criada a partir da evolução da Abrac, a ABRIQ reforça o compromisso do Brasil com segurança, inovação e competitividade
O Brasil passa a contar oficialmente com uma entidade dedicada a fortalecer a Infraestrutura da Qualidade. Lançada em 16 de outubro, durante evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em Brasília/DF, a ABRIQ – Associação Brasileira de Infraestrutura da Qualidade – foi apresentada como a nova entidade representativa do setor, reunindo organismos de metrologia, normalização, avaliação da conformidade, regulamentação técnica, certificação, inspeção e vigilância de mercado, com o propósito de ampliar a atuação institucional e responder de forma mais efetiva às demandas da sociedade.
Com 16 anos de atuação, a antiga Abrac (Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade) consolidou-se como a entidade que representava laboratórios, organismos de certificação e inspeção acreditados pelo Inmetro. Agora, com o nome ABRIQ, a associação dá um passo estratégico rumo à integração plena com os órgãos do governo, o setor produtivo, a academia e a sociedade civil, reforçando o papel do Brasil na consolidação da Infraestrutura da Qualidade.
A nova entidade assume a missão de garantir que produtos e serviços consumidos no país sejam mais seguros, confiáveis e competitivos, contribuindo também para a inovação, a sustentabilidade e a inserção global do Brasil. Entre suas áreas de atuação estão a vigilância de mercado, avaliação e certificação da conformidade, inspeções técnicas, apoio regulatório e integração com organismos internacionais — iniciativas que fortalecem a proteção do consumidor, reduzem custos de conformidade e impulsionam a abertura de mercados para empresas brasileiras.
“A mudança de nome representa um passo estratégico para evidenciar a amplitude da nossa atuação. Mais do que Avaliação da Conformidade, queremos reforçar que a Infraestrutura da Qualidade é um pilar fundamental para a competitividade, a segurança e a sustentabilidade no país”, afirma Synésio Batista da Costa, presidente da ABRIQ.
Além de manter a defesa técnica e institucional dos associados, a ABRIQ intensificará sua atuação como parceira do governo, da indústria, do comércio, dos serviços e da sociedade civil, colaborando na construção de um ambiente regulatório mais eficiente, confiável e alinhado às melhores práticas internacionais.
Para Masao Ito, superintendente da Associação, a nova identidade reflete um compromisso renovado com o futuro: “A ABRIQ nasce para integrar cada vez mais a agenda da qualidade com temas como inovação, sustentabilidade e inserção global do Brasil. Queremos contribuir para que produtos, serviços e processos sejam seguros, confiáveis e reconhecidos dentro e fora do país.”
O lançamento da ABRIQ marcou não apenas a apresentação de uma nova marca, mas também o início de uma nova fase estratégica, que inclui o fortalecimento do diálogo com o governo, a indução de investimentos responsáveis e a disseminação da cultura da qualidade como valor público.
Imagem: https://br.freepik.com/fotos-gratis/colagem-de-controlo-de-qualidade-padrao_31278290.htm#fromView=search&page=1&position=12&uuid=4419e433-76f1-4e58-9ca1-9217690139d9&query=Qualidade