Na busca por ferramentas que aumentassem o poder de colaboração entre seus funcionários e, ao mesmo tempo, elevassem o nível e disponibilidade do serviço de mensageria, o jornal Correio do Povo contou com o apoio da Brasoftware, responsável pelo licenciamento Microsoft no jornal desde 2010, na decisão pela ferramenta Office 365. De acordo com Jeferson Speransa de Souza, gerente de TI do jornal, logo no início da análise da ferramenta, ficaram evidentes os benefícios que a empresa de comunicação teria com redução de custo em infraestrutura local e aumento da produtividade dos usuários.
Pertencente à Rede Record e fundado em 1º de outubro de 1895, o Correio do Povo é o único jornal do RS que acompanhou a história do estado, do país e do mundo no último século. Seus arquivos são fonte permanente de pesquisas e documentam os principais acontecimentos do período. Os atributos do jornal o colocam entre os 5 grandes diários qualificados do país em número de assinaturas.
Tatiana Gamboa, gerente da regional Sul da Brasoftware, explica que a solução de e-mails na nuvem Microsoft oferece uma extensa caixa de email, sem a necessidade de investimentos em ampliação do storage. “A possibilidade de definir perfis de usuários, consolidar o licenciamento e ter soluções em bundles tornaram o investimento no Office 365 ainda mais atrativo”, acrescenta Tatiana. Após a escolha da solução e validação da aderência aos requisitos e ao ambiente técnico, foram definidas as etapas de migração da antiga solução mista IMAP/Exchange para o Office 365.
Antes desse projeto de implementação, o Jornal Correio do Povo operava com uma solução mista de correio IMAP e Exchange, basicamente para envio de emails. Faltavam, porém, ferramentas que permitissem maior colaboração entre os usuários, como agenda corporativa, chat, e uma caixa de email que suportasse maior volume e tráfego de mensagens. Do ponto de vista de gerenciamento, não havia garantia de entrega de serviço e muitos emails se perdiam na transmissão. Na infraestrutura para hospedagem do portal, o hardware era limitado ao contrato firmado com a provedora e com custo de manutenção alto.
Aprimoramento da comunicação do jornal
Para resolver os problemas de limitações do email e agregar ferramentas de colaboração, o Office 365 foi adotado com um perfil misto para diferentes usuários, com tamanho de caixas de e-mails que passaram de 250 Mb para 50Gb, sem investimento em storage físico. Neste processo, surgiu ainda o interesse da equipe de TI do jornal na adoção da solução Lync Online da Microsoft para chat e vídeo conferência e o Yammer, como ferramenta de Rede Social Corporativa. A implementação do Office 365 ficou sob a responsabilidade e empenho da TI do Jornal e da Gruppen (www.gruppen.com.br), parceira da Microsoft no Rio Grande do Sul.
De acordo com Jeferson Speransa, a solução está proporcionando ainda aumento na governança, especialmente sobre contas que precisam ser desativadas ou na necessidade de incluir novos usuários. Além de sua equipe ter conseguido reduzir o volume de spam de 70% para 5%.
“Como uma empresa de comunicação, estamos conseguindo oferecer aos colaboradores soluções modernas que os apoiam na efetividade de seus trabalhos. De qualquer device com acesso à internet, os colaboradores conseguem acessar seu e-mails ou realizar vídeo conferencias, o que antes não era possível ou existiam limitações”, comenta Jeferson Speransa.
Redução de 80% em custos de hospedagem
Aproveitando o movimento para a nuvem, o Correio do Povo decidiu adotar também o Azure, solução da Microsoft de Infraestrutura como Serviço (IaaS - Infrastructure as a Service) e Plataforma como Serviço (PaaS - Platform as a Service), para hospedar o portal de publicação de notícias. Com esse movimento, os objetivos de redução de custo e flexibilidade na estrutura do portal foram plenamente alcançados.
“Ao migrarmos para o Microsoft Azure, reduzimos em 80% o custo de hospedagem do nosso portal de publicações, com garantia de disponibilidade sobretudo em momentos de maior procura por informação, como agora no período eleitoral”, afirma o gerente de TI do jornal.