Mesmo em um ambiente econômico marcado por incertezas e desafios, o executivo brasileiro continua acreditando que a tecnologia pode ser a válvula de escape para continuar crescendo. De acordo com pesquisa realizada pela Freeform Dynamics em parceria com a CA Technologies, uma das maiores companhias de software para segurança, desenvolvimento e gestão de TI do mundo, 71% dos alto executivos brasileiros sinalizaram que dedicarão ao menos 20% de seu investimento voltado para TI às iniciativas de transformação digital. De acordo com o levantamento, a porcentagem de executivos que fazem investimento similar hoje é pouco superior a 40%.
“Os dispositivos móveis fazem parte da vida do brasileiro e os empresários já perceberam que investir mais pode significar a sobrevivência na companhia do futuro. Isso porque cada 1% a mais gasto por uma empresa com este tipo de tecnologia se transforma, em 2 anos, em crescimento de 7% no lucro da organização”, explica o Presidente da CA Technologies para a América Latina, Laércio Albuquerque.
Com esse maior investimento em iniciativas de Transformação Digital, a principal expectativa do empresário brasileiro é abrir novos mercados (44%). “A tecnologia não só transforma negócios tradicionais, mas cria novos modelos de negócios. Os aplicativos trazem praticidade e reinventam a maneira de fazer coisas básicas, como pedir comida ou sair de casa, já que os brasileiros passam mais de 30 horas semanais conectados à internet”, explica Albuquerque. Outros desejos expressados pelos entrevistados foram ampliar produtividade (44%) e aumentar a satisfação de seu consumidor (43%). “Além disso, em um mercado tão novo quanto o Brasil, o investimento em soluções como aplicativos se torna uma diferenciação competitiva importante”, explica Albuquerque.
A pesquisa, para a qual foram ouvidos um total de 1,4 mil executivos de TI e negócios ao redor do globo, incluindo brasileiros, aponta ainda que a Transformação Digital é vista por 60% dos executivos brasileiros como uma estratégia coordenada de negócios, impactando todas as áreas das empresas – número acima da média global de 55%. No entanto, apesar de impactar o negócio das empresas como um todo, a decisão pela adoção de iniciativas de Transformação Digital ainda está concentrada prioritariamente nas mãos dos CEOs (29%) e CIOs (37%).
Na média global, os setores que mais valorizam a transformação digital como um programa estratégico são as empresas de telecomunicações (66%) e de serviços financeiros (65%). Por outro lado, os segmentos menos aderentes à tendência são de bens de consumo (48%) e saúde (47%).