ONLYOFFICE Workspace: Plataforma open source de colaboração e edição de documentos online chega ao Brasil

ONLYOFFICE Workspace: Plataforma open source de colaboração e edição de documentos online chega ao Brasil

Nunca as funcionalidades colaborativas foram tão importantes como agora. Pensando nisso, os desenvolvedores do ONLYOFFICE - suíte de produtividade de escritórios desenvolvida no modelo open source que funciona como uma alternativa online ao Microsoft Office e Google Docs -, acabam de anunciar a disponibilização de uma nova solução para os usuários brasileiros. O ONLYOFFICE Workspace, já disponível em português, inclui uma plataforma gratuita para gerenciamento de todos os processos de negócios online e edição colaborativa de documentos. Em 2020, a suíte ultrapassou a marca de sete milhões de usuários no mundo e a expectativa dos criadores é conquistar o mercado brasileiro e substituir o Microsoft Office e o Google Docs com a ajuda do licenciamento de código aberto e recursos avançados de segurança e produtividade.

De acordo com recente estudo do IDC Latam, atualmente, mais de 70% das empresas na América Latina utilizam algum software open source, e outros 8% estão prestes a implantar a tecnologia. A tendência tornou-se ainda mais relevante devido ao aumento da prática do home office, que vem colocando à prova as ferramentas de trabalho remoto e colaborativo. De acordo com Nadya Knyazeva, Gerente de Comunicação da ONLYOFFICE, "o Brasil é um mercado importante para a companhia e esperamos em poucos anos liderar este segmento no país. Temos o compromisso constante de aprimorar nossa plataforma e acreditamos que o modelo open source é a única potência tecnológica capaz de inovar na velocidade e alcance dos negócios digitais do mundo moderno”, ressalta.

A plataforma ONLYOFFICE Workspace inclui dois componentes principais:

  • ONLYOFFICE Groups: plataforma de colaboração desenvolvida para gerenciar documentos, projetos, e-mails e relações com clientes no navegador;
  • ONLYOFFICE Docs: editor online para documentos, planilhas e apresentações, 100% compatíveis com os formatos do Microsoft Office.

Ambos foram atualizados recentemente e têm novos recursos e importantes aprimoramentos.

ONLYOFFICE Groups: de uso e distribuição gratuitos

A partir da versão 11.0 lançada recentemente, o ONLYOFFICE Groups passou a ser distribuído sob licença Apache 2.0, o que significa que qualquer organização no Brasil pode hospedar a plataforma e distribuí-la sem qualquer limitação, gratuitamente, e até mesmo reformulá-la.

Fácil administração da plataforma com painel de controle

Para tornar a configuração e administração do ONLYOFFICE Groups ainda mais fácil e rápida, os desenvolvedores lançaram o Painel de Controle sob a mesma licença. Com isso, é possível economizar tempo e energia em backups, centralizar o acesso com SSO e LDAP, habilitar pesquisa de texto completo e rastrear as ações do usuário, fornecendo recursos de etiqueta branca para usar a plataforma ONLYOFFICE sob sua própria marca, além de trazer multi locação para criar escritórios online separados para diferentes filiais de uma empresa.

Criptografia em repouso para proteger o armazenamento

A nova plataforma agora permite que seus usuários protejam os dados em repouso contra violações e garantam a conformidade HIPAA dos serviços da equipe. Se a opção de criptografia de armazenamento estiver ativada, todos os arquivos armazenados na plataforma serão criptografados usando o Advanced Encryption Standard, cifra de bloco simétrico, também conhecido como Rijndael, que criptografa blocos de dados de 128 bits usando chaves simétricas de 256 bits.

Salas privadas para proteger a colaboração

O módulo Documentos agora possui salas privadas para colaboração criptografada, ideais para quem trabalha com dados confidenciais. Tratam-se de locais de trabalho protegidos, onde cada símbolo digitado é criptografado por meio do algoritmo inquebrável AES-256, mesmo se o usuário estiver coeditando documentos com colegas de equipe em tempo real. Esta opção está disponível para aqueles que utilizam o ONLYOFFICE Groups como parte do ONLYOFFICE Workspace.

Filtragem de planilhas

O novo tipo de direitos de acesso introduzido na versão 11.0 do ONLYOFFICE Groups, denominado Filtro Personalizado, permite ocultar os dados que o usuário não deseja exibir antes de compartilhar sua planilha. Além disso, os usuários com filtro personalizado poderão editar essas planilhas, mas todas as suas ações com os filtros não distrairão os outros durante a coedição e não serão salvas no arquivo.

Mais uma novidade: ONLYOFFICE Docs versão 6.0

A mais nova atualização da plataforma ONLYOFFICE é a versão 6.0 do ONLYOFFICE Docs, editor online para documentos, planilhas e apresentações que são 100% compatíveis com os formatos do Microsoft Office, agora com tabelas dinâmicas que ajudam os usuários a analisar dados e encontrar padrões. Além disso, a nova versão traz Slicers para tabelas formatadas, funcionalidade que fornece uma filtragem rápida e ajuda a indicar o estado da filtragem para entender quais dados estão sendo exibidos no momento.

Outro novo recurso do ONLYOFFICE Docs 6.0 é a remoção de planilhas ou informações duplicadas. A duplicação de dados pode acontecer quando os registros são inseridos mais de uma vez ou quando são combinados de várias fontes. Para evitar que isso afete os cálculos, agora é possível remover as duplicações automaticamente por meio da nova ferramenta.

“Queremos substituir o Microsoft Office, o Google Docs e dominar o mercado de aplicativos de escritório. Temos nos aprofundado para entender nossos usuários brasileiros e suas necessidades para atingir esse objetivo. O primeiro passo nessa direção é a tradução completa da interface para o português brasileiro, que deve estar finalizada até o fim deste ano”, ressalta Nadya.

Share This Post

Post Comment