Três tendências tecnológicas no mundo dos negócios - big data, analytics e nuvem – estão contribuindo não só para a expansão do faturamento do SAS, empresa líder em análise avançada de dados, mas também para a ampliação física da sua sede em Carry (EUA), que acaba de ganhar uma nova unidade dedicada às soluções de SAS® Cloud Analytics. O movimento é resultado do crescimento de 35%, em 2014, da receita atrelada a venda de ferramentas voltadas para o acesso e a análise de dados baseados na nuvem. Hoje, o SAS® Cloud Analytics conta com mais de 400 clientes em 70 países.
Um dos clientes dessa solução é o Dignity Health, considerado um dos maiores sistemas hospitalares dos Estados Unidos e responsável pela direção de hospitais em mais de 17 estados norte-americanos. A rede trabalha em parceria com o SAS para construir uma plataforma de analytics e big data em cloud com o objetivo de otimizar o tratamento de pacientes por meio da análise de informações em tempo real. Divulgado no mês passado, o projeto conseguiu reduzir o número de readmissões (internação do paciente em decorrência da mesma doença), melhorar os métodos de lidar com a insuficiência cardíaca, gerenciar custos com medicamentos, além de aprimorar outros processos.
“Observamos o crescimento da demanda por ferramentas de análise não apenas em nuvem, mas em outros segmentos também. Grande parte do crescimento do SAS é fruto de saber ouvir as necessidades dos seus clientes e profissionais”, afirma o CEO do SAS, Jim Goodnight. O executivo lembra que a companhia contratou mais de mil colaboradores nos últimos cinco anos enquanto as grandes corporações enxugam cada vez mais o seu quadro de funcionários por conta desse posicionamento.
Compromisso com a inovação
Um dos pilares da expansão do SAS é o compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento de soluções. No ano passado, a companhia lançou 27 novas plataformas de gerenciamento e análise de informações, além de desenvolver 160 novas funcionalidades para o SAS Visual Analytics, tecnologia lançada há dois anos e licenciada para mais de 2,6 mil sites de clientes.