A Atos, especializada em serviços digitais e parceira mundial de TI do Comitê Olímpico Internacional (COI), anuncia a quinta edição do IT Challenge, primeira competição internacional de tecnologia criada para estudantes universitários.
O tema deste ano convida os alunos a resolver um dos maiores enigmas do século 21: como gerir nossos dados pessoais para que possamos usufruir do que o mundo digital pode oferecer e, ao mesmo tempo, proteger a nossa privacidade e o direito ao esquecimento. Dependendo da situação, a pessoa pode pedir que seus dados sejam “esquecidos” e, assim, completamente apagados pelos provedores.
A nova era digital traz oportunidades e riscos. Em maio deste ano, por exemplo, a UE inaugurou o Mercado Único Digital, buscando contribuir com 415 bilhões de euros por ano para a economia e, assim, criar centenas de milhares de novos postos de trabalho. Essa iniciativa representa um passo positivo para consumidores, empresas e governos.
Enquanto isso, o aumento de ataques cibernéticos e o risco crescente de perda de dados, juntamente com o exame minucioso de regulamentos em vigor. Nunca antes, neste novo ambiente digital, foi tão crucial controlar e gerenciar os dados que decidimos tornar públicos.
“Gerenciar nossas próprias identidades digitais é um problema atual. É por isso que em 2016, a Atos convida estudantes de todo o mundo a tentar nos ajudar a encontrar novas formas de tecnologia para proteger nossos dados online, garantindo também o direito ao esquecimento. Nosso concurso IT Challenge coloca à disposição dos estudantes uma excelente oportunidade de transformar suas ideias em algo real e palpável e até introduzi-las ao mercado. Não poderíamos estar mais entusiasmados para descobrir como eles irão utilizar seus conhecimentos e suas experiências para criar esses aplicativos”, diz Grapinet Gilles, vice-presidente executivo sênior de Funções Globais da Atos.
“O IT Challenge é um concurso desafiador, porque além de propor a criação de uma solução de tecnologia que busca melhorar a vida da comunidade, também incentiva o trabalho em equipe e estimula a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias. Além disso, os estudantes irão competir com pessoas de outros países, com as mais diversas culturas, promovendo a troca de experiências e conhecimento”, afirma Francisco Fay, diretor de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa da Atos na América do Sul.