A Capgemini, um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, está expandindo o seu programa de serviços na nuvem, tendo a Microsoft como o primeiro parceiro a ingressar no programa, que ajudará as empresas a tirar o máximo proveito da tecnologia. A iniciativa, nomeada “Capgemini Cloud Choice with Microsoft”, é formada por um conjunto de ofertas cujo foco é possibilitar a transformação dos negócios e a implementação de soluções utilizando as tecnologias de cloud computing da Microsoft. Esses serviços incluirão o Cloud Advisory, Managed Platform Services e inovação integrada, para trazer mais agilidade às empresas e ajudá-las a adotar um foco mais estratégico nas operações do negócio.
O "Capgemini Cloud Choice with Microsoft” oferecerá soluções de nuvem gerenciadas 'como serviço', específicas para as necessidades de cada setor. A linha de soluções incluirá:
1) OneShare – acelera o provisionamento de testes e desenvolvimento na plataforma Microsoft Azure e controla os custos com o uso de monitoramento e programação dos recursos;
2) SkySight – nuvem privada semelhante à Azure, que ajudará as empresas a implantar rapidamente novos aplicativos, tirar proveito de serviços gerenciados com preços competitivos e obter uma rápida implantação e configuração;
3) Ofertas próprias, exclusivas da Capgemini, específicas para cada setor, como, por exemplo, a plataforma bancária customizada.
Desenvolvidas internamente por especialistas da Capgemini, essas soluções podem ser facilmente configuradas conforme as necessidades de cada cliente, reduzindo o custo total de propriedade. Elas englobam serviços de nuvem híbrida, pública, hospedada e privada que utilizam a plataforma Azure e oferecem uma plataforma integrada que pode ser facilmente implementada para fazer melhor uso dos investimentos atuais de TI. Comercializada no modelo ‘como serviço’, as empresas poderão ter um maior controle sobre a atualização do software e mais tempo para dedicar às inovações e transformações do negócio.
“A digitalização do negócio é um fator essencial quando se fala em acelerar o ritmo da mudança. As informações fluem mais rapidamente. Não se trata apenas da tecnologia, mas de como essa tecnologia está sendo aplicada aos modelos de negócios. Por isso é preciso tornar-se digital e falar sobre a nuvem - ela é a base para a transformação digital", afirma o executivo da Constellation Research, R “Ray” Wang
Enfrentando o desafio do volume reduzido de cartas, mas com enorme crescimento das remessas de pacotes, a PostNL, serviço postal da Dinamarca, decidiu transferir a maior parte de seus sistemas de TI para a nuvem pública da Microsoft, Azure. A migração foi iniciada em 2013 e será concluída no final de 2015. “A Sogeti, subsidiária do Grupo Capgemini, nos ajudou a definir o plano para migração de mais de 40 aplicações para a nuvem. Reduzimos nossos custos em mais de 20% e ganhamos flexibilidade para lidar com a variação do volume”, comenta o diretor de TI da PostNL, Marcel Krom.