O centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, reuniu profissionais de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos na feira Fenalaw, de 20 a 22 de outubro. A programação do congresso abordou o tema “Pequenos e médios escritórios – Marketing Jurídico – Como conquistar novos clientes e dominar as ferramentas?”. Esse foi um dos principais destaques do evento, que contou com fóruns focados em gestão de escritórios de pequeno e médio porte, workshops, palestras interativas, e a exposição de um painel com grandes nomes da advocacia, a fim de incorporar conhecimentos aos visitantes e expositores da feira.
Para o fundador do In Company Projetos & Gestão de Marketing e palestrante da Fenalaw, Alexandre de Souza Teixeira, o escritório deve investir no valor agregado à sua imagem para posicioná-la no mercado em meio aos concorrentes, independente do porte do escritório. “Deve-se fazer um planejamento de marketing estratégico e depois partir para o plano de comunicação da marca institucional, com uma identidade bonita e que transpareça os valores do escritório”, relata Teixeira. O palestrante salienta a importância do plano de comunicação “viável ao tamanho do escritório e que não fira o código de ética da OAB”, visto que o código traz regras na publicidade para escritórios de advocacia.
Adrien Gaston Boudeville, sócio no Baeta, Minhoto e Boudeville advocacia e palestrante da edição anterior do evento acredita que os escritórios pequenos tem se especializado para proporcionar um serviço diferenciado ao cliente. ”As dicas que recomendo são: trabalho, respeito e verdade. Cabe ao pequeno escritório entender que sem um trabalho eficiente nada dará certo, sem respeito ao cliente a sua banca não evolui e sem verdade nas tentativas com o cliente todo trabalho e verdade estará perdido”, afirma o advogado.
O evento trouxe novas luzes para temas recorrentes como: novas ferramentas de gestão para área e debateu sobre o futuro da advocacia. A Fenalaw 2015 que este ano completou sua 12ª edição e é organizada pelo Informa Group. A feira contou com 40 expositores e mais de 3 mil visitantes. Numa visão sobre o encontro, Juliana Montez, gerente de projetos do Informa Group, fala sobre a proposta de trazer a inovação, o pioneirismo e o conteúdo para o mercado jurídico. “A ideia é proporcionar conteúdo de alto impacto aliado à atualização profissional e realização de networking qualificado em um ambiente que reúne exposição e palestras, facilitando a troca de experiências sócios e executivos jurídicos de diferentes regiões e até a formação de novas parcerias entre os escritórios de outros estados”, afirma. Simultaneamente ao congresso, aconteceu também a Fenaccount, , um outro evento paralelo voltado para o segmento contábil, financeiro e fiscal e que reuniu profissionais desse segmento.