O crescimento da adoção de cloud computing possibilitou uma série de benefícios para empresas de todos os portes. O que muitas companhias ainda não descobriram, no entanto, é que a gestão de contratos é fundamental nesse novo mundo.
Segundo Gustavo Artese, especialista em Direito Digital e Privacidade, os contratos, por uma série de motivos, têm sido relegados ao segundo plano, o que expõe o tomador de serviços a riscos desnecessários. De acordo com ele, a explicação mais plausível para esse fenômeno é que a nuvem trouxe uma nova configuração de forças na contratação dos serviços.
“Principalmente nas modalidades pública e híbrida os players mais importantes e, portanto, mais contratados, têm abrangência global. Como tal, oferecem contratos padrão aos quais os clientes são levados a aderir. Resulta disso, um processo de assinatura quase às cegas”, alerta.
Para evitar surpresas na gestão de contratos e não se deparar com problemas no futuro, Artese faz uma palestra, com entrada gratuita, sobre o que é preciso levar em consideração na hora de fechar os acordos com provedores de nuvem.
O especialista se apresenta no primeiro dia do IT Forum Expo, 17 de novembro, de 10h40 às 11h30, no WTC, em São Paulo.
Gustavo Artese é graduado em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Mestre em Direito de Telecomunicações e Propriedade Intelectual (LL.M) pela University of Chicago (EUA), Professor de Direito Digital da Politécnica da USP – (PECE – Poli) e Membro da ItechLaw e da IAPP – International Association for Privacy Professionals, Artese ressaltará os melhores caminhos a serem percorridos por quem contrata a nuvem.
Este, e muitos outros keynotes relevantes, fazem parte do conteúdo gratuito disponibilizado pelo evento.