Três fortes razões para sua empresa investir em consultoria BPM

* por Jefferson Floriano

À medida que os mercados vão se expandindo, os ambientes empresariais se tornam cada vez mais complexos. Deixar que isso se transforme em um obstáculo é uma escolha da sua empresa.BPM diagrama

Você já ouviu falar em Gerenciamento de Processos de Negócio, o BPM?  O acrônimo BPM significa Business Process Management. É uma abordagem disciplinar para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização. Em suma, processos de negócio conectam os objetivos estratégicos das organizações aos seus recursos e ao que as pessoas fazem no dia a dia.

Um dos principais benefícios da consultoria de BPM é a melhoria dos processos de negócio corporativos. Com a aplicação da metodologia, cria-se uma análise da situação atual da organização, seus objetivos, processos, pessoas e tecnologias envolvidas. Essa análise revela aos executivos o real entendimento do negócio e possibilita a elaboração de desenhos futuros dos processos e o desenvolvimento de um plano de ação.

O projeto de BPM também deve considerar o uso de tecnologias de automação, a integração de sistemas e a execução dos seus processos de negócio, pois se tem uma redução considerável de custos e de tempo com a adoção de novas tecnologias e soluções corporativas.

Falar em processos é falar em eficiência, redução de custos e qualidade, por isso é uma preocupação que deve ser recorrente na agenda de qualquer executivo.

 

Veja três razões para sua empresa investir em consultoria BPM:

1 Sua empresa precisa se conhecer: somente conhecendo quais são seus processos primários, de suporte e de gerenciamento é que você conseguirá identificar sua cadeia de valor e como a sua organização entrega valor.

2 Sua empresa precisa melhorar os processos: pode-se melhorar o rendimento de um processo em termos de tempo, custo, capacidade e qualidade. Tornar um processo mais estável, mais rápido e com menor número de defeitos não só entrega valor para o cliente como reduz os custos dos retrabalhos e desperdícios, melhorando a lucratividade.

3 Sua empresa precisa trabalhar com o foco do cliente: alinhe seus processos à sua estratégia de negócio e ao foco do cliente, obtendo assim um desempenho efetivo. Esse alinhamento pode ser através de melhorias de trabalho em uma área funcional, ao longo da organização ou entre organizações.

*Jefferson Floriano é arquiteto de Soluções na desenvolvedora de software Senior

Share This Post

Post Comment