ABNT contribui para certificação de cidades mais acessíveis e inteligentes

ABNT contribui para certificação de cidades mais acessíveis e inteligentes

A Prefeitura de São José já realizou o levantamento de 141 indicadores dentro do processo de certificação do município de São José dos Campos como sendo a primeira Cidade Inteligente com selo da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, por meio do trabalho realizado pelo Parque Tecnológico, em acordo firmado com a entidade. As três normas internacionais NBR ISO (International Organization for Standardization) aplicadas para a mensuração na metodologia de certificação possuem um total 276 indicadores diferentes.

"Do total de indicadores já apresentados pela Prefeitura, 42 já estão de posse da ABNT que deverá iniciar a análise e validação das informações em breve, para que a certificação seja concluída até o final do ano", comemora o presidente da entidade, Mario William Esper. Segundo ele, apenas 79 cidades no mundo possuem essa certificação, pelo WCCD (World Council on City Data).

O processo de certificação com base nos padrões ISO é uma iniciativa inédita no Brasil, desenvolvida pela ABNT em associação com o Parque Tecnológico de São José dos Campos, complexo de inovação e empreendedorismo criado e apoiado pela prefeitura. "A ABNT sendo representante exclusiva da International Organization for Standarlization, possui credibilidade para realizar certificações em todo o território nacional, atendendo aos diversos segmentos da indústria, comércio e serviços", explica Mario William.

Com o processo de certificação, gestores públicos terão acesso a dados padronizados e auditados por organismo independente, que serão usados para orientar decisões de gestão e planejamento.

O processo de certificação poderá auxiliar também as cidades a atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico com dados comparativos globais, medir o desenvolvimento urbano sustentável, informar os investimentos em infraestrutura com resultados mensuráveis, medir a gestão de desempenho de serviços urbanos e qualidade de vida ao longo do tempo, facilitando a troca de informações e projetos.

Share This Post

Post Comment