Desafio Neurotech incentiva a inovação e novas soluções Big Data

A Neurotech, empresa pernambucana, especializada na construção de sistemas baseados em dados para analise-credito-cobrancaauxílio na tomada de decisão em operações de crédito, cobrança, risco e fraude no país, é a primeira parceira da Jump Brasil no programa de desafios empresariais promovidos pela aceleradora do Porto Digital entre os dias 23 e 25 de outubro. A proposta do Desafio Neurotech é estimular estudantes e empreendedores a criarem alternativas e soluções, empregando como elemento-chave o conceito de Big para problemas comuns aos setores de crédito, seguros e varejo.

 

Por abranger tantos aspectos técnicos como de negócios, este certame difere-se dos modelos tradicionais de desafios normalmente voltados apenas aos aspectos tecnológicos. De acordo com Rodrigo Cunha, sócio-diretor da Neurotech, o objetivo é identificar startups que estejam interessadas em empreender na área de atuação da Neurotech, consolidar parcerias, nortear investimentos e conhecer ideias inovadoras e “fora da caixa”, que podem ser agregadas às suas soluções. Além de fortalecer a marca e atrair talentos.

 

“Este tipo de desafio traz benefícios para todos os envolvidos. A Neurotech tem a oportunidade de contar com o apoio de pessoas qualificadas e com conhecimento técnico para resolver situações que podem não ser solucionadas internamente. Já os estudantes ou recém-formados, que muitas vezes têm uma visão restrita da prática, conquistam a chance de ter um contato direto com as dores das empresas. Por fim, o mercado como todo se beneficia com o resultado, que é uma solução com criatividade, excelência técnica e, sobretudo, aderência real”, explica.

 

Durante os três dias de competição serão expostos os problemas inerentes às empresas dos segmentos de atuação da Neurotech. Em seguida, os participantes ficarão imersos nessas questões, para que no último dia de competição, possam apresentar suas respostas. No varejo, a proposta é buscar a solução de “Como encontrar o cliente certo para o produto certo na união do mundo off-line com o mundoon-line?”. No setor financeiro, a pergunta a ser respondida relaciona-se a “Como conceder crédito melhor do que é feito hoje em dia?”. Já no âmbito das seguradoras o objetivo é descobrir “Como conceder melhores preços de apólices de seguro para minimizar problemas com seguradoras?”.

 

As melhores ideias serão selecionadas por uma banca julgadora, composta por representantes do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Porto Digital e da própria Neurotech, e passarão por acompanhamento e mentorias. Essa etapa pós-desafio permitirá à comissão organizadora identificar e avaliar os projetos que evoluíram e podem ser incorporados ao portfólio da companhia ou merecedores de investimentos advindos dos programas de empreendedorismo do Porto Digital. Além disso, os participantes podem ter seu currículo avaliado pela Neurotech para compor o seu time ou ainda têm a chance de tornarem-se parceiros.


DESAFIOS EMPRESARIAIS - O Desafio Neurotech é uma realização conjunta com o Porto Digital, Rede Partner, Jump Brasil, Instituto Talento Brasil, Desafios Empresarias, com o apoio do Centro de Informática da UFPE e Cinove. Este é o primeiro desafio empresarial promovido pela aceleradora do Porto Digital. “Um dos objetivos da Jump é aproximar empresas já estabelecidas no mercado com o ecossistema inovador e empreendedor do Porto Digital e também das universidades. A Neurotech é uma parceira estratégica nesse sentido e esperamos que o sucesso desse primeiro desafio, com vagas já esgotadas, sirva de exemplo para novos parceiros”, explica o superintendente da aceleradora, Pedro Souza.

Share This Post

Post Comment