De acordo com uma pesquisa global com mais de 5.500 empresas de 26 países, incluindo o Brasil, realizada pela Kaspersky Lab e B2B International, as empresas estão perdendo a confiança em seus fornecedores terceirizados, principalmente por causa do número crescente de incidentes de segurança causados por eles. A pesquisa constatou que o custo médio desses incidentes para as empresas ultrapassa os US$ 3 milhões.
O resultado mostrou que mais de um terço (37%) das empresas não confiam em seus fornecedores – o índice de 2015 é quatro pontos acima do percentual do ano anterior (33%). Isto ocorre tanto em pequenas e médias empresas quanto nas grandes corporações. O principal motivo para a perda de confiança nos fornecedores é o fato deles terem sido os responsáveis por 18% dos incidentes cibernéticos em 2015.
Os casos que envolvem fornecedores terceirizados são tão perigosos para as empresas quanto os ataques virtuais contra sua infraestrutura. Em ambas as situações, o custo para solucionar o problema é igualmente elevado: os incidentes cibernéticos que envolvem fornecedores custam às pequenas e médias empresas uma média de US$ 67 mil e, no caso das grandes corporações, o valor é de US$ 3,27 milhões.
"Para evitar prejuízos e garantir uma comunicação segura com os fornecedores, é necessário adotar uma abordagem ampla com várias camadas. O primeiro passo é estabelecer quem terá acesso a qual área da rede corporativa. Isto restringirá o acesso do fornecedor aos recursos da empresa. Conheça em detalhes o sistema de segurança do fornecedor e implemente regras de interação com base não apenas na eficiência e flexibilidade, mas também na segurança", recomenda Claudio Martinelli, diretor geral da Kaspersky Lab no Brasil.