Empresa oferece serviços de avaliação de conformidade de projeto, operação e sustentabilidade de infraestrutura na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru
Disponibilidade, segurança e eficiência para a continuidade dos negócios das empresas e a satisfação de seus clientes. Estes são os três princípios que norteiam a certificação assistida de data centers, em conformidade com requisitos estabelecidos por normas nacionais e internacionais. Na América do Sul, a TÜV Rheinland, líder global em serviços de testes, inspeção e certificação, oferece aos mercados da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru a certificação de data centers nível TR3, que tem como foco atestar que a infraestrutura instalada permite a realização de qualquer atividade planejada localmente, sem interromper a operação.
A certificação de data centers tem caráter voluntário e é válida mundialmente. As atividades conduzidas são baseadas na norma ANSI/TIA 942, atendendo a ISO 27001/27002 e requisitos que atendam à legislação e às especificações operacionais de cada país.
“Os benefícios da certificação de data center vão além da verificação dos atributos técnico-operacionais, pois demonstram ao mercado o comprometimento da empresa proprietária com a qualidade dos sistemas e da equipe dedicada. O processo da TÜV Rheinland valida a garantia da conformidade da obra e do projeto, e confere documentação com a classificação de TR1 a TR4, reconhecida internacionalmente e com abrangência completa da norma TIA-942”, explica João Arnaldo Damião, gerente certificação de Data Center da TÜV Rheinland.
Como organismo independente, a TÜV Rheinland já certificou 13 data centers em países da América do Sul e mais 5 em processo de certificação. O certificado nível TR3 é o mais declarado na região, já que grande parte das empresas avaliadas apresentam sistemas redundantes habilitados para receber manutenção preventiva e programável, reparo e substituição de componentes, acréscimo ou remoção de elementos de produção, além de testes para itens e sistemas. Para ser classificado como TR3, um data center deve ter piso elevado, duas vias de distribuição de energia, uma ativa e uma stand by, e contar com redundância de geradores e assim como do sistema de energia ininterrupto (UPS), condições controladas de temperatura e umidade (HVAC) e quadros de distribuição redundantes, Sistemas de segurança, detecção e combate à incêndios.
“O empreendimento é avaliado em operação, com o objetivo de assegurar que as pessoas estejam efetivamente treinadas e capacitadas para adotar os procedimentos estabelecidos”, comenta João Arnaldo Damião.
O processo assistido da TÜV Rheinland engloba análises de projeto, construção, instalação, operação e sustentabilidade operacional. Para chegar ao patamar TR3, um data center precisa apresentar as configurações básicas requeridas no nível TR1, quando o foco está na avaliação do projeto e não há necessidade de redundância, também atender aos requisitos TR2, concentrada na avaliação da obra entre os quais se destaca a redundância para UPS e HVAC, além de contemplar o exigido no nível anterior. Já no último nível da certificação, o TR4, a redundância deve assegurar que, mesmo em manutenção, o data center não interrompa a operação em caso de falha simultânea em um mesmo ambiente, módulo, via ou sistema.
Durante o período de validade, todas as alterações no projeto do data center ou em seu funcionamento são analisadas e, caso necessário, ensaios são aplicados para confirmação da continuidade da certificação. Entre essas atividades estão a avaliação de sistemas de implantação, além de revalidações, auditorias de gestão da infraestrutura, treinamento e qualificação de equipe técnica de manutenção.
“Observamos um aumento na exigência do mercado por essa validação, uma vez que os clientes necessitam da garantia de disponibilidade de data centers para a continuidade de suas operações. A certificação tem conquistado cada vez mais espaço nas negociações como argumento técnico-comercial, com uma competividade fortalecida pela excelência”, finaliza o gerente de certificação de Data Center da TÜV Rheinland.
Saiba mais: go.tuv.com/certificacaodedatacenters