Recuperação de Dados: O que fazer antes de contratar um especialista?

Recuperação de Dados: O que fazer antes de contratar um especialista?

Muitas empresas acabam perdendo dados importantes por diversos motivos: desde problemas com o hardware até erros na manipulação de arquivos. Nesses casos, a recuperação de dados se torna uma necessidade para que os negócios não sofram prejuízos irreparáveis.

Mas, antes de contratar um especialista nesse assunto, é importante saber algumas coisas. Nesse artigo, explicaremos o que fazer para garantir que a recuperação dos dados seja feita o mais rápido possível.

A importância de proteger os seus dados

Qualquer empresário lhe dirá que uma das coisas mais importantes para uma empresa de sucesso são os dados. Os dados permitem que as empresas acompanhem seu progresso, compreendam sua base de clientes e tomem decisões informadas sobre o futuro.

Sem dados, as empresas estariam voando às cegas, confiando no instinto e no trabalho de adivinhação para guiá-las. Felizmente, vivemos em uma época em que os dados são mais acessíveis do que nunca.

Quer se trate de históricos de compras de clientes, análise da mídia social ou estatísticas de tráfego do site, não faltam informações disponíveis para ajudar as empresas a tomarem decisões inteligentes.

Se você é dono de uma empresa, profissional liberal ou simplesmente possui algum dado importante, provavelmente sabe que os dados são um recurso essencial para o seu negócio. Por isso, é importante protegê-los e ter um plano de recuperação de dados em caso de incidentes.

Como fazer a recuperação de dados

Quando um problema ocorre, a recuperação de dados é uma tarefa complicada e complexa e exige um diagnóstico certeiro, por isso, deve ser feita por especialistas. Mas antes de contratar um profissional, é importante seguir algumas dicas para garantir que a recuperação seja feita de forma rápida e eficiente.

Conheça o seu problema

O primeiro passo é identificar o problema para saber qual profissional contratar. Os problemas mais comuns são:

  • Perda de arquivos importantes;
  • Danos no disco rígido;
  • Arquivos corrompidos.

Cada um desses problemas requer uma abordagem diferente para a recuperação de dados. Se o seu disco rígido estiver danificado, por exemplo, você precisará contratar um especialista em recuperação de dados com equipamentos apropriados para recuperar os arquivos.

Se os seus arquivos estiverem corrompidos, você precisará contratar um especialista com softwares de recuperação de dados.

Como funciona a recuperação de dados em um disco rígido (HD)

Quando um disco rígido está danificado, a recuperação de dados pode ser feita de duas maneiras: física ou lógica.

recuperação física é mais cara e demorada, pois requer o uso de equipamentos especiais para recuperar os dados do disco rígido. Já a recuperação lógica pode ser feita usando um software de recuperação de dados, que é mais barato.

Lembrando sempre que em ambos os casos, quanto menos tentativas de acesso a mídia danificada, mais fácil e mais barato fica.

Como evitar a perda dos dados

A melhor maneira de evitar a perda de dados é fazer backups regulares. Se você fizer backup dos seus dados, terá uma cópia de segurança que poderá ser usada para recuperar os dados em caso de perda.

Além disso, é importante fazer backup dos dados em vários lugares, como um disco rígido externo e uma unidade flash. Dessa forma, você terá mais de uma cópia dos seus dados e poderá recuperá-los mesmo que um dos backups seja danificado.

Publicado originalmente em Diagonal Informática.

Share This Post

Post Comment