A Resource, integradora de serviços de TI do país, possui 18 escritórios, sendo a matriz em São Paulo e filiais em Alphaville, Americana, Campinas, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Itajaí e Porto Alegre, além das subsidiárias na Argentina, Chile, Colômbia e Estados Unidos. Com três mil colaboradores, a empresa precisava integrar todo o seu público e disseminar sua cultura. Para isso, procurava um canal único de comunicação capaz de atingir todos os colaboradores de forma simples e rápida.
E foi com base em pesquisas de mercado que a companhia escolheu o Fluig, uma plataforma de produtividade e colaboração que integra a gestão de processos, documentos e identidades em uma única interface.
Com a implementação do Fluig, a Resource conseguiu suprir a necessidade inicial que tinha com a criação de um portal personalizado, pelo qual foi possível unir todos os colaboradores em uma mesma plataforma. Usada como uma rede social corporativa, batizada internamente de Projeto Start, a solução mais do que integração, proporcionou independência e aumento de produtividade aos colaboradores.
Por meio do portal, já foram publicados mais de seis mil documentos de interesse geral, entre artigos, fotos, contratos e templates - com mais de 25 mil visualizações registradas no período de um mês. Também foram criadas seis comunidades segmentadas em Comunicação Interna, Recrutamento e Seleção, Desenvolvimento de RH, Marketing, Liderança e Você + Resource. Antes, toda a comunicação era feita por e-mail, o que não garantia que todos recebessem ou lessem os comunicados enviados.
“Além desses expressivos números, ganhamos também autonomia nas áreas internas, que passam a gerir o próprio canal sem depender da equipe de TI. Mais do que uma poderosa ferramenta de comunicação, a plataforma está sendo usada também na automatização de processos e centralização de documentos em uma única interface”, destaca Paulo Miguel, vice-presidente corporativo da Resource.
Depois da adoção do Fluig foi possível, não só o compartilhamento de informações e integração com as equipes, mas a automatização dos processos rotineiros. A plataforma, integrada ao ERP TOTVS, passa a ser interface principal para se acessar todos os documentos, normas e infraestrutura que cada colaborador precisa para trabalhar, com o benefício e segurança de uma única senha. Agora, atividades e demandas internas como reembolsos de despesas e solicitação de férias são realizados diretamente pelo Fluig.
Com pouco tempo de uso foi possível observar uma redução significativa com os custos de Back Office e gestão de processos. “Reduzimos os custos e passamos a entregar mais e com mais qualidade. A solução nos dá a liberdade para olhar os processos em tempo real e mudar o que for necessário. Nosso trabalho é dinâmico e ter uma ferramenta que nos permite adequar nossos processos sempre que necessário, quando há aumento de clientes, por exemplo, nos garante a segurança em entregar um melhor serviço”, acrescenta Paulo Miguel.
De cliente a parceiro de negócio
A experiência positiva com o uso da plataforma fez com que a Resource se tornasse mais do que um cliente. Ela passou a ser também um novo canal de venda Fluig. De acordo com o vice-presidente da empresa, houve uma grande identificação entre as companhias. “Nossa experiência com a solução está sendo a melhor possível. Por isso, queremos oferecer essa opção inovadora para que nossos clientes também simplifiquem seus complexos ambientes de negócios”, explica Paulo.
A integradora multimarca conta com mais de 300 clientes de médio e grande porte, entre eles, as principais instituições financeiras brasileiras.