Gartner afirma que empresas devem se planejar para o Data Center infinito

De acordo com o Gartner,  empresa de pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, a crescente demanda dos negócios por TI significa que os gerentes de Data Centers devem se planejar para aumentar a capacidade de processamento e armazenamento de suas empresas a uma taxa considerável, nos próximos anos. As organizações que fazem um bom planejamento conseguem se ajustar para um rápido crescimento da capacidade de processamento, sem precisar de mais espaço para o Data Center, resfriamento ou energia, obtendo uma vantagem competitiva substancial em relação aos concorrentes. Este será um dos assuntos abordados na vertente exclusiva sobre Infraestrutura e Operações do Gartner Symposium ITxpo, que acontece entre os dias 4 e 7 de novembro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel.  Tecnologia da Informação TI
“O primeiro erro que muitos gerentes de Data Centers cometem é basear suas estimativas no que já têm, extrapolando a necessidade futura de espaço de acordo com seus padrões históricos de crescimento”, diz Henrique Cecci, diretor de pesquisa do Gartner. “Esta abordagem, aparentemente, lógica se baseia em duas hipóteses falhas: o espaço físico existente já está sendo usado, adequadamente, e a área utilizada é puramente horizontal”.
Para garantir eficiência máxima, o crescimento e a capacidade do Data Center devem ser vistos em termos de capacidade de processamento por metro quadrado, ou por quilowatt, ao invés de uma simples medida da área horizontal. Um Data Center pequeno de 40 racks de servidores a uma capacidade de 60%, que hospeda 520 servidores físicos e tem 15% ao ano de crescimento na capacidade de processamento, precisaria de quatro vezes mais espaço físico em 10 anos.
“Com o pensamento convencional e o medo de hot spots na linha de frente, estes 40 racks, ou 1.200 pés quadrados de área ocupada, tornam-se quase 5.000 pés quadrados em, apenas, 10 anos, com os custos associados”, afirma Cecci. “Um gerente de Data Center que repensar os planos de área ocupada, resfriamento e atualizações dos servidores pode abrigar uma maior capacidade de processamento no espaço existente e ajudar a atender às necessidades da empresa. Vamos testemunhar ambientes de Data Centers pequenos com taxas de crescimento significativas, mantendo exatamente a mesma área nos próximos 15 ou 20 anos”, diz.
Neste cenário, o Gartner recomenda a atualização da base existente de servidores com produtos mais finos de 1U de altura ou “sleeveless”, enquanto aumenta a capacidade de rack para 90%, em média, usando um design inovador para a área do piso e métodos modernos de resfriamento, como um sistema de resfriamento com dissipação de calor na porta traseira (RDHx), para reduzir as preocupações com hot spots. Implantar um sistema RHDx pode, também, diminuir o consumo geral de energia do Data Center em mais de 40%, pois não serão mais necessários grandes volumes de ar forçado para resfriar os equipamentos. “O investimento inicial em tempo de planejamento e atualização tecnológica poderá render vantagens a médio e longo prazo para empresas que estejam prevendo um crescimento contínuo na necessidade de capacidade de processamento”, avalia Henrique Cecci.
A evolução da adoção da Computação em Nuvem também representará um alívio nas exigências de crescimento do Data Center e à medida que a tecnologia estiver estabelecida, uma parcela crescente das funções do Data Center migrarão para fornecedores especialistas ou de Nuvem híbrida. Isto aumenta, ainda mais, a probabilidade de uma empresa usar o mesmo espaço de Data Center no futuro, gerando economias de custos significativas e vantagens de negócio competitivas.
As inscrições para o Gartner Symposium ITxpo podem ser feitas pelos telefones (11) 5632-3109 |0800-7441440, ou pelo e-mail brasil.inscricoes@gartner.com. Saiba mais em www.gartner.com/br/symposium.

 AGENDA –

Gartner Symposium ITxpo 2013
Site: www.gartner.com/br/symposium
Datas: 4 a 7 de novembro
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Avenida das Nações Unidas, nº 12.551

Share This Post

Post Comment