Sustentabilidade ganha força na estratégia corporativa, mas desafios persistem

Sustentabilidade ganha força na estratégia corporativa, mas desafios persistem

Os CEOs estão migrando da ambição para a ativação em sustentabilidade, com 99% deles declarando sua intenção de manter ou expandir seus compromissos. É o que revela a edição 2025 do CEO Studydo Pacto Global das Nações Unidas e da Accenture. Enquanto apenas uma pequena porcentagem (menos de 15%) dos líderes se diz sentir bem-preparada para grandes desafios globais, como inflação, tensões no comércio global e intensificação dos efeitos da crise climática, a maioria (88%) afirma que o business case para a sustentabilidade é hoje mais forte do que cinco anos atrás.

Intitulado "Virando a chave: desbloqueando a próxima era da liderança em sustentabilidade", o estudo oferece uma das visões longitudinais mais abrangentes do sentimento dos CEOs sobre sustentabilidade, no momento em que o Pacto Global da ONU celebra seu 25º aniversário. “O estudo mostra que a sustentabilidade deixou de ser apenas um imperativo moral para se consolidar como fundamento essencial da estratégia empresarial”, comenta Daniela Grelin, diretora executiva do Pacto Global da ONU – Rede Brasil. “A mensagem é clara: não há mais retorno ao velho modelo de negócios, descolado das urgências sociais e ambientais”, complementa.  

Um dos grandes pontos debatidos no documento trata da necessidade do setor privado incorporar a sustentabilidade na estratégia e na cultura, escalando a inovação em todas as cadeias de valor e colaborando para moldar regras que recompensem o valor de negócios de longo prazo. “Empresas que agirem com base nessas descobertas vão construir resiliência, desbloquear o crescimento, apoiar o crescimento de indústrias, estimular economias e acelerar a entrega dos ODS", elucida Sanda Ojiambo, diretora executiva do Pacto Global da ONU. 

O material ainda elenca cinco oportunidades para impulsionar o progresso: colaborar na regulamentação; aproveitar a demanda do consumidor; expandir o acesso à tecnologia; aprimorar habilidades para o futuro; e liderar com credibilidade e propósito. Os CEOs já estão se preparando para um futuro mais regulamentado – 92% consideram que uma forte governança global e uma política unificada são importantes ou críticas; 95% relatam que a conformidade regulatória é uma prioridade organizacional; e 84% acreditam que suas empresas estão prontas para atender às próximas regulamentações de sustentabilidade.

Paralelamente, a influência do consumidor está ganhando terreno, ao lado de governos, colaboradores e até mesmo investidores. Nesse sentido, 98% concordam que o setor privado pode impulsionar o progresso por meio de produtos e serviços sustentáveis, e 96% dos CEOs aconselham seus sucessores a incorporar a sustentabilidade na visão e cultura da empresa. No entanto, algumas lacunas persistem, especialmente em torno de ferramentas digitais para rastrear e medir o desempenho da sustentabilidade em todas as cadeias de valor, o que pode limitar a capacidade das empresas de responder plenamente à crescente demanda.

O relatório ainda aponta que a governança baseada em tecnologia, com foco na prevenção e antecipação de riscos, ainda se encontra muito aquém do ideal: apenas um em cada quatro (26%) CEOs relata ter equipes dedicadas de planejamento de cenários, e menos de 15% se sente bem-preparado para os principais desafios macroeconômicos e de sustentabilidade. E, embora 96% dos CEOs digam que a inovação e a tecnologia são essenciais para alcançar as metas globais de sustentabilidade, apenas 27% estão considerando alavancar ferramentas digitais para rastreamento e medição da sustentabilidade.

Para conferir o CEO Study 2025clique aqui.

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