Livro sobre Governança de Dados trata tema sob nova perspectiva para as empresas

O recente lançamento  do livro de Bergson Lopes Rêgo – Gestão e Governança de dados – promovendo dados como ativo de valor das empresas é uma literatura fundamental para os profissionais que lidam com gestão da informação. Apoiada por organizações internacionais voltadas para o desenvolvimento dos assuntos ligados à Gestão de Dados, tais como o Data Governance Institute e a DAMA® – Data Management Association –, aos poucos a Gestão e Governança de Dados surge no mercado brasileiro de forma muito mais abrangente, englobando funções anteriormente esquecidas ou mal gerenciadas pelas organizações.livro Governança de dados

Entre os assuntos abordados no livro descacam-se : Conceitos básicos de Gestão de Dados; Papéis, responsabilidades e formas de estruturação da disciplina Gestão de Dados nas empresas; Conceitos básicos sobre Big Data; Governança de Dados; Visão geral do guia DAMA-DMBOK®; Modelagem de Dados; Arquitetura de Dados; Gestão de Dados Mestres e Referência; Qualidade de Dados; Gestão de Dados Moderna e suas boas práticas e o desenvolvimento profissional e informações básicas sobre as certificações da área.

Leitura obrigatória para os profissionais que fazem o mercado de gestão da informações e conteúdo. O Autor Bergon Lopes Rêgo é o principal idealizador e multiplicador da filosofia da “Gestão de Dados Moderna” no Brasil e presta regularmente treinamentos e palestras sobre o tema. Desde 2011 é voluntário ativo junto ao Capítulo Brasil da DAMA®, onde exerce a função de Diretor de Estudos Técnicos e é um dos responsáveis pela revisão técnica da tradução do guia DAMA-DMBOK® para a língua portuguesa. Possui experiência de vinte anos na área de Tecnologia da Informação. Nos últimos treze anos tem atuado diretamente em atividades relacionadas à Gestão e Governança de Dados, conduzindo e participando de projetos para implantação das áreas de Administração e Gestão de Dados em empresas de grande porte.

Share This Post

Post Comment