O recente lançamento do livro de Bergson Lopes Rêgo – Gestão e Governança de dados – promovendo dados como ativo de valor das empresas é uma literatura fundamental para os profissionais que lidam com gestão da informação. Apoiada por organizações internacionais voltadas para o desenvolvimento dos assuntos ligados à Gestão de Dados, tais como o Data Governance Institute e a DAMA® – Data Management Association –, aos poucos a Gestão e Governança de Dados surge no mercado brasileiro de forma muito mais abrangente, englobando funções anteriormente esquecidas ou mal gerenciadas pelas organizações.
Entre os assuntos abordados no livro descacam-se : Conceitos básicos de Gestão de Dados; Papéis, responsabilidades e formas de estruturação da disciplina Gestão de Dados nas empresas; Conceitos básicos sobre Big Data; Governança de Dados; Visão geral do guia DAMA-DMBOK®; Modelagem de Dados; Arquitetura de Dados; Gestão de Dados Mestres e Referência; Qualidade de Dados; Gestão de Dados Moderna e suas boas práticas e o desenvolvimento profissional e informações básicas sobre as certificações da área.
Leitura obrigatória para os profissionais que fazem o mercado de gestão da informações e conteúdo. O Autor Bergon Lopes Rêgo é o principal idealizador e multiplicador da filosofia da “Gestão de Dados Moderna” no Brasil e presta regularmente treinamentos e palestras sobre o tema. Desde 2011 é voluntário ativo junto ao Capítulo Brasil da DAMA®, onde exerce a função de Diretor de Estudos Técnicos e é um dos responsáveis pela revisão técnica da tradução do guia DAMA-DMBOK® para a língua portuguesa. Possui experiência de vinte anos na área de Tecnologia da Informação. Nos últimos treze anos tem atuado diretamente em atividades relacionadas à Gestão e Governança de Dados, conduzindo e participando de projetos para implantação das áreas de Administração e Gestão de Dados em empresas de grande porte.