Uso de ‘Analytics as a Service’ simplifica a gestão e agrega valor aos negócios

Mark Loucks, cientista de dados sênior da Unisys, indica as inúmeras possibilidades para as empresas aumentarem suas receitas com o uso de soluções de ‘Analytics as a Service’. Baseadas em nuvem, essas ferramentas permitem não apenas a análise de grandes volumes de dados em milissegundos, mas também por meio de algoritmos de Machine Learning fazer com que o sistema aprenda e gere resultados cada vez mais assertivos.19329.37980-Tecnologia-da-informacao

“O crescente uso de dispositivos móveis e a ampla difusão da Internet das Coisas (IoT) alavancou a geração de informações, que podem ser avaliadas de forma cada vez mais qualitativa para que se transformem em insights para apoiar a tomada de decisão. Estes dados permitem às organizações entenderem as preferências de seus consumidores e são uma verdadeira mina de ouro para as companhias. Trata-se de uma questão essencial para a promoção da transformação digital”, comenta Loucks.

Machine Learning é um tipo de inteligência artificial que fornece aos computadores a capacidade de aprender por meio de padrões e regras pré-estabelecidas, sem a necessidade de que sejam programados para tal. A análise dos dados coletados por quaisquer dispositivos conectados permite a criação de padrões preditivos com base nas preferências e no comportamento dos usuários.

Sobretudo para as indústrias que trabalham com risco, como finanças e varejo, a aplicação de variáveis de probabilidade, com o uso da análise de ambiente e padrões comportamentais, pode gerar resultados com índices acima de 90% no pagamento integral de empréstimos, por meio da promoção de ações assertivas direcionadas a estes clientes.

A Unisys oferece soluções de data analytics para diferentes setores econômicos, utilizando metodologias de mercado e modelos preditivos desenvolvidos por seu grupo de cientistas de dados. Entre elas se destaca a plataforma de cyber analytics, que identifica anomalias na rede e antevê possíveis ameaças à segurança com base na utilização de algoritmos de Machine Learning. Além desta, está o uso de beacons, pequenos sensores que permitem a captura de informações em tempo real, para análise da atividade em um fluxo de pessoas. Sua aplicação é bem ampla e pode cobrir diferentes localidades, desde aeroportos até supermercados, shoppings centers ou agências governamentais que prestam atendimento a cidadãos.

A nova realidade da TI mostra que as soluções de Analytics e Big Data já desempenham um papel de destaque. De acordo com a IDC, esse mercado movimentou mundialmente US$ 122 bilhões em 2015 e atingirá a cifra de US$ 187 bilhões em 2019.

“A Unisys sempre busca desenvolver soluções que tragam eficiência aos negócios de nossos clientes. Trabalhar com analytics traz uma mudança fundamental baseada na previsão orientada por dados, o que garante às empresas melhor desempenho e ganhos em competitividade”, conclui Mark Loucks.

 

Share This Post

Post Comment