Veja o que aconteceu no Sharepoint360

No evento que foi sucesso de público, realizado no Hotel Ibis, na Barra Funda em São Paulo, reuniu especialistas e interessados na área. Nele, Renato Citrini, gerente e Marketing e Produtos da Microsoft, apresentou as novas funcionalidades e ferramentas do Sharepoint360. E mostrou os 5 pilares dessa nova versão. O executivo enfatizou que “o acesso a internet móvel e mobilidade está cada vez maior”, que até os aparelhos que dispõem desses serviços estão ficando cada vez mais acessíveis. E que pela primeira vez, temos quatro gerações trabalhando juntas, em um mesmo meio colaborativo. Citrini relatou que até 2014 serão 130 milhões de clientes utilizando aplicações móveis baseadas em nuvem. E que mais funcionalidades do SharePoint serão apresentadas em um evento global em Las Vegas, nos dias 11 e 12 de novembro.

João Paulo Clemente, responsável pela gestão do programa Microsoft MVP, apresentou na palestra maneiras de como “aprender e estreitar” seu relacionamento com a empresa. Nela o executivo contou como funcionam os programas de relacionamento da Microsoft, que são: MSP – O programa global para estudantes, que não possui limite de idade e é voltado apenas para quem está na faculdade e entusiastas por tecnologia, o programa possui mais de 5.800 participantes e possibilita a participação em eventos exclusivos e acesso a softwares fornecidos pela Microsoft, MTAC – o programa possui grupo fechado no Linkedin e 154 participantes no Brasil, é voltado para aqueles que já participaram do MSP e acabaram de se formar. Clemente indicou que é possível estreitar o relacionamento com a Microsoft, através, de fóruns, livros, redes sócias, artigos em blogs, sites e revistas, palestras e webcasts.

Thiago Soares, diretor da Impartec apresentou a palestra sobre governança em Sharepoint. Segundo ele, é preciso definir uma política para a utilização, instruir a formação dos usuários, e confiar que nem tudo depende da tecnologia. Segundo o diretor, o Sharepoint pode se sobrepor a outros sistemas e que a três principais pilares da governança (que consistem em governança de TI, usuários avançados e governança de desenvolvimento) devem estar alinhadas para garantir a maturidade do uso. Lívia Santos, especialista da Microsoft em aplicações como foco nas tecnologia SQL Server, apresentou a palestra sobre Business Inteligence. Lívia ressaltou que uma solução de BI deve conter três elementos básicos que são: Office, SQL Server, e Sharepoint. E ainda apresentou uma demonstração da aplicação PowerPivot no Exel, no Office 2013.

Guilherme Carvalhal, gerente de produtos da Microsoft, falou sobre o Office365 e suas funcionalidades. O executivo afirmou que a nova versão, roda em qualquer dispositivo, de PC's a smartphone, e, nos dispositivos com sistema operacional de Windows 8, Carvalhal diz que a experiencia é mais rica. Segundo ele 40% da receita adquirida pela Microsoft, é gerada pela aquisição do pacote Office, e que devido ao Sharepoint o número de usuários aumentou. Com uma licença é possível instalá-lo em cinco máquinas e dispositivos.

Rodolfo Roim, Market Development Lead na Avanade Brasil apresentou o Centro de Excelência da empresa e como maximizar o investimento em SharePoint. Segundo ele, um centro de excelência permite a coordenação de governança, e age como um facilitador para o aumento da adoção de um roadmap de colaboração em uma organização; também pode variar de um modelo mais simples para o mais complexo. O CoE, é responsável por uma variedade de atividades indo de governança de processos a entrega de aplicações. 

Share This Post

Post Comment