A Arcserve, a mais experiente fornecedora mundial de soluções de backup, recuperação e armazenamento imutável para resiliência unificada de dados contra ransomware e desastres, divulgou hoje os resultados de sua pesquisa anual global independente*. O estudo, envolvendo 1.121 tomadores de decisão na área de TI em 11 países, incluindo o Brasil, apontou que as empresas estão negligenciando o trabalho remoto em seus planos de backup e recuperação de dados.
O relatório identificou que muitas organizações não conseguem garantir a conformidade operacional e a continuidade dos negócios no atual cenário marcado por dados fragmentados e tecnologias dispersas. Perguntados sobre a existência de uma solução de backup e de recuperação para trabalhadores remotos, apenas um terço dos participantes respondeu afirmativamente; com 23% reconhecendo que não tinham nenhuma solução de backup e recuperação para qualquer um de seus trabalhadores remotos, um dado alarmante, quando confrontado com o fato de que apenas 3% disseram não ter funcionários trabalhando remotamente.
Nas empresas que fazem backup remoto, houve uma considerável variação no nível de relevância em termos de estratégia de segurança, com 46% acreditando que não há diferença no backup de funcionários no local e 39% afirmando ter sistemas mais seguros para funcionários no local, contra apenas 15% declarando ter sistemas de backup melhores para seus funcionários remotos.
O estudo também detectou que para a grande maioria (82%) dos tomadores de decisão entrevistados a adoção de operações híbridas de trabalho e multinuvem aumentou a complexidade de gerenciar e proteger os dados. Um número ainda maior (87%) sentiu o impacto das mudanças relacionadas à adequação as legislações de proteção de dados, reconhecendo significativos aumentos nos custos.
Na análise de Florian Malecki, vice-presidente executivo de marketing da Arcserve, “os ataques de ransomware aumentaram nas organizações com funcionários trabalhando em ambientes de home office menos seguros e com um volume maior de dados na nuvem. Recomendamos às empresas a implementação da estratégia de backup e recuperação 3-2-1-1, incluindo soluções de armazenamento imutáveis, para que os dados permaneçam intactos e facilmente recuperáveis. Ao implementar as soluções unificadas de resiliência de dados da Arcserve, as empresas podem rapidamente se recuperar de um evento destrutivo de dados e crescer no atual ambiente dos negócios, com todos os desafios e possibilidades que ele apresenta”.