Adyen garante eficiência em pagamentos com identificação de fraudes

Aplicativos aliados a novas tecnologias e serviços substituem cada vez mais hábitos tradicionais. Seja paraempresas-de-tecnologia pedir comida, ou  chamar um táxi, ambas as atividades já ganharam novas opções, bem mais fáceis e convenientes onde tudo, inclusive o pagamento, pode ser resolvido na tela de um smartphone. No entanto, processar todos os pagamentos em tempo real e garantindo a segurança do e-commerce, é uma demanda que exige tecnologia   robusta, e que a Adyen, empresa global de pagamentos multicanal, tem executado para alguns dos maiores players em aplicativos em atuação no Brasil, seja para pagamento no crédito, débito ou outros meios.

Dentre as vantagens que a Adyen oferece para este tipo de transação está a velocidade de processamento, aliada a capacidade de gerenciamento  de riscos, projetada para operar um grande volume e analisar os dados da transação em tempo real, um fator imprescindível para os serviços ofertados através de aplicativos móveis. A ferramenta de risco da Adyen, chamada de RevenueProtect, gera uma pontuação que determina o nível de risco de cada transação, identificado através de diversos atributos, entre eles e-mail e IP, que são analisados em tempo real. Essa tecnologia aliada a algorítimos que permitem identificar o ciclo de vida de cada comprador, inclusive o seu histórico de chargebacks ajudam o gestor do e-commerce a construir regras eficazes  que identificam fraudadores individuais através de transações, contas, redes e dispositivos, tornando compras in-app mais cômodas  e seguras.

Este é o caso, por exemplo, para que a operação do aplicativo EasyTaxi aconteça normalmente. Nas grandes cidades da América Latina, onde existem milhares de táxis cadastrados, e grande parte das operações financeira são feitas pelo app, a eficiência no momento do pagamento é vital. O VP Sênior LatAm da Adyen, Jean Mies, explica como a empresa tem exercido esse papel e como a parceria tem ocorrido.

“Estamos em um momento onde muitos serviços comuns estão sendo, aos poucos, readaptados para o smartphone em formatos mais práticos e eficientes. Neste processo, a tecnologia de pagamento é uma etapa que precisa estar completamente alinhada com o serviço proposto pelo app, para facilitar o processo de pagamento e garantir satisfação tanto para a companhia, como para o usuário. No caso da EasyTaxi, temos processado grandes volumes de transações ao longo de nossa parceria e ajudamos a tornar a operação da empresa mais eficiente, evitando fraudes e possíveis prejuízos para a empresa, em uma fase de crescimento acelerado”, explica o executivo.

Segundo o co-CEO global da EasyTaxi, Dennis Wang, a tecnologia de processamento da Adyen tem permitido que a empresa não tenha preocupações em relação a carga do volume de operações, abrindo oportunidades para investimento em novas áreas. “Uma experiência de pagamento simples e agradável para usuário e taxista é o que vai fechar, de forma positiva, um processo que começou com a tecnologia do nosso app. Não podemos pecar nessa etapa e a parceria com a Adyen tem sido fundamental nesse processo”, explica o executivo.

Outro fator que também é fundamental e merece uma análise minuciosa durante o pagamento in-app são os chargebacks. No caso de outra parceria da Adyen, com o hellofood, empresa líder de pedidos de comida online, presente em 40 países, a ação demonstra um fator fundamental, uma vez que apenas cartões de crédito podem concluir o pagamento in-app.

Segundo o co-CEO do hellofood, Roberto Gandolfo, a funcionalidade tem ajudado a reverter situações que poderiam gerar atritos entre o cliente e a marca. “Estamos lidando com pedidos de comida feito por milhares de pessoas simultaneamente. O processo de pagamento tem que ser igualmente rápido e seguro, tanto do ponto de vista do consumidor como do estabelecimento.”, comenta Gandolfo.

Jean Mies ainda pontua que a questão da concretização do pagamento é um fator crítico das vendas in-app. Segundo o VP LatAm, para assegurar altas taxas de conversão e autorização nas compras por cartão de crédito a Adyen disponibiliza uma série de ferramentas que analisam e monitoram o fluxo de pagamento do início ao fim e ajudam os clientes a aumentar sua receita. A inovação no processamento de pagamentos e o investimento em tecnologia para gestão de riscos  caminham de mãos dadas com o crescimento exponencial  das vendas in-app. a eficiência no processo de pagamento torna-se ainda mais crítica para compras de serviços in-app.

“Todas as etapas do pagamento são de extrema importância para a execução deste formato de pagamento. Especialmente para transações in-app, a solução de pagamento tem que unir a conforto e a segurança durante o processo de pagamento. Por isso, um sistema totalmente integrado que inclui a gestão de riscos em tempo real, e ferramentas que comprovadamente aumentam as taxas de conversão é a melhor opção para empresas vendendo produtos e serviços através de aplicativos móveis. Esta solução deverá ser totalmente personalizável com base no histórico de transações e no modelo de negócio específico de cada app, coletando as informações necessárias para evitar operações fraudulentas de maneira automatizada, com a velocidade que estes modelos de negócio necessitam. Os clientes atuam em parceria conosco, utilizam nossa tecnologia e plataforma, porém com autonomia para o controle de gestão das transações”, finaliza o VP LatAm.

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