Debater de forma objetiva soluções para a infraestrutura brasileira e os modelos logísticos é o propósito do 3º Fórum de Infraestrutura e Logística, que acontece nesta sexta-feira (6), no Auditório da FIEMG - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte. "A espinha dorsal de um país da dimensão do Brasil é, sem dúvida, a infraestrutura e logística. Infelizmente, por décadas, houve déficit de investimentos neste setor, o que restringe o crescimento da economia e compromete novos empreendimentos", explica Roberto Gianetti da Fonseca, presidente do Lide infraestrutura e responsável pela curadoria do evento.
"O histórico da logística nacional é complexo e problemas que presenciamos hoje são os mesmos de décadas passadas. Temos que reunir as lideranças, mobilizar a sociedade e olhar para o futuro", declara João Doria, presidente do Comitê Executivo do Lide, ressaltando que o encontro pretende elaborar uma carta com as intenções que serão levadas às autoridades e, também, aos demais cidadãos. "O Fórum de Infraestrutura e Logística debate o sentido de urgência nas medidas a serem aplicadas pelos setores público e privado", completa Gianetti.
Este ano, o Fórum trará as implicações do Programa de Investimento em Logística (PIL) 2015- 2018. Em junho de 2015, o governo federal lançou a nova etapa do programa, dando continuidade ao processo de modernização da infraestrutura de transportes do País. Estão previstos R$ 198,4 bilhões em investimentos, sendo R$ 69,2 bilhões entre 2015 e 2018, e R$ 129,2 bilhões, a partir de 2019. O objetivo é gerar mais empregos, alavancar o crescimento econômico e modernizar aeroportos, rodovias, ferrovias e portos. Os projetos anunciados beneficiam 20 Estados e 130 municípios. O maior investimento nesta fase será destinado para as ferrovias (R$ 86,4 bilhões); seguido pelas rodovias (R$ 66,1 bilhões), portos (R$ 37,4 bilhões) e aeroportos (R$ 8,5 bilhões).