Mudanças são fruto do crescimento da companhia no4 Brasil e na América Latina e visam apoiar a expansão das áreas de atuação
A Ricoh, empresa global de tecnologia, apresenta novas posições executivas em sua estrutura: Andrea Klevenhunsen assume a diretoria de Canais Indiretos para América Latina, Ricardo Collazo absorve toda a diretoria Comercial para o Brasil e André Pereira se torna gerente da área de Canais Indiretos. Tais movimentações refletem o crescimento da companhia na região, bem como o foco de ampliar sua atuação.
Para 2020, a Ricoh tem planos de combinar esforços nas ofertas tradicionais de impressão, com tecnologias disruptivas como RPA, Inteligência Artificial e Machine Learning. Segundo Luis Bairão, country manager da empresa, as mudanças executivas apoiarão esse novo momento da companhia. “Fechamos o primeiro semestre do nosso ano fiscal com excelentes resultados e uma perspectiva de crescimento ainda maior para o próximo ano e nosso capital humano será fundamental para oxigenar e nos permitir evoluir”, completa Bairão.
Sobre os executivos:
Andrea Klevenhunsen, com quase 30 anos de experiência, está na Ricoh há mais de doze, já tendo passado pelos cargos de gerente de Marketing e de Canais, onde há dois anos era a responsável pela área. Agora, como diretora de Canais Indiretos para a América Latina, utilizará seu conhecimento sobre os desafios enfrentados no País para apoiar a companhia em novas estratégias, dando ainda mais respaldo para a operação.
Já Ricardo Collazo atua há cerca de um ano como diretor Comercial da área de Soluções da Ricoh. Trabalhando no setor de TI há mais de 20 anos, foi diretor de Vendas e Marketing em empresas consagradas do segmento. Com forte conhecimento e experiência do mercado, apoiará a expansão da companhia, fortalecendo e apoiando os canais nessa trajetória.
André Pereira também possui mais de 20 anos de experiência no segmento de tecnologia. Na Ricoh há mais de dois anos, liderou e desenvolveu os canais de distribuição. Agora, o executivo gerenciará a gestão e o relacionamento com os canais brasileiros.
A estratégia principal da Ricoh continua sendo fortalecer a oferta principal da companhia, mas se posicionando de uma forma mais estratégica na jornada digital de seus clientes e parceiros, apoiando-os nesse desafio. Assim, as expectativas são de que 10% da receita do próximo ano seja gerada pelas novas linhas de negócio.
Dentre as novas ofertas estão soluções para as verticais Educação, Saúde e Varejo, com as quais a Ricoh se posiciona como um provedor “one stop shop”. O portfólio inclui, ainda, soluções de comunicação visual, totens de autoatendimento, lockers inteligentes, chat bot cognitivo, RH digital, BPO de digitalização de legado, gestão de documentos, DaaS (dispositivos como serviço) e demais itens que complementam o foco de atuação na jornada e experiência digital.