95% dos executivos de tecnologia da América Latina veem a GenAI como transformadora; 55% já colhem ganhos de produtividade

95% dos executivos de tecnologia da América Latina veem a GenAI como transformadora; 55% já colhem ganhos de produtividade

O relatório "Unlocking the Gen AI Opportunity for Tech Players in Latin America", conduzido pelo Boston Consulting Group (BCG), em colaboração com a Riverwood Capital – uma das principais firmas de investimento globais dedicadas exclusivamente ao crescimento e à escalabilidade da tecnologia –, revelou que, atualmente, 95% dos executivos seniores das principais empresas de tecnologia da América Latina veem a inteligência artificial generativa (GenAI) como uma força transformadora, com 55% das organizações relatando que o seu uso em processos diários já está gerando uma melhoria significativa na produtividade. A pesquisa envolveu mais de 170 CEOs e executivos C-level das principais empresas de tecnologia da América Latina, que participaram do Latin America Tech Forum (LTF) 2024.

“Desde seu lançamento, a GenAI tem demonstrado benefícios significativos para as empresas e seus objetivos: oferece uma redução de dez vezes nos custos de atendimento ao cliente, uma diminuição de 25% no tempo de criação de conteúdo de marketing, e um aumento de 30% na eficiência da produção de conteúdo. Isso contribui para uma maior satisfação do cliente e uma resolução mais rápida de problemas”, afirma Lucas Frenay, diretor executivo e sócio do BCG, além de coautor do relatório.

Principais desafios associados à GenAI 

Entre os três principais desafios percebidos pelas empresas de tecnologia latino-americanas em relação a GenAI estão: talento (71%), incluindo dificuldade na contratação de novos funcionários qualificados, treinamento de colaboradores existentes e preparação da liderança; inteligência artificial (IA) responsável (50%), envolvendo privacidade de dados, transparência, políticas e regulamentações; e domínio de dados e prontidão tecnológica (42%), incluindo integração das ferramentas, governança de dados e treinamento de modelos.

Além disso, durante as sessões executivas do LTF 2024 sobre IA, os participantes destacaram que a infraestrutura e a gestão de custos representam barreiras significativas para a implementação e escalonamento da GenAI.

“O entusiasmo pela GenAI entre os líderes de tecnologia, tanto na América Latina quanto globalmente, é forte e empolgante; mas, como em outros ciclos tecnológicos relevantes do passado, casos de uso tangíveis e novos valores para clientes e consumidores serão o foco para a maioria,” comentou Francisco Alvarez-Demalde, cofundador e sócio-diretor da Riverwood Capital. “Isso não é apenas sobre adotar novas tecnologias—é sobre reformular as organizações de dentro para fora, garantindo que todos os níveis de liderança e força de trabalho estejam preparados para abraçar novas ferramentas, impulsionar a produtividade, melhorar suas ofertas e lançar novos produtos.”

Estratégia da GenAI para empresas de tecnologia 

As principais empresas de tecnologia da América Latina foram rápidas em adotar a GenAI, ainda mais do que as companhias tradicionais. No entanto, há uma lacuna significativa em termos de prontidão quanto à estratégia e governança: apenas 21% das empresas que participaram da pesquisa do LTF relataram ter estabelecido um plano de implementação de GenAI claro com estratégia e objetivos, enquanto entre empresas tradicionais a porcentagem é de 51%, conforme estudo do BCG com grandes organizações (mais de US$ 25 bilhões em receita) operando em setores da América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico.

Somente as empresas cujos modelos de negócios são fundamentalmente baseados na GenAI afirmam ter, em grande parte, um objetivo bem definido e um foco estratégico.

“Uma abordagem dispersa pode levar a ineficiências operacionais. Sem uma estratégia clara em toda a organização, as empresas enfrentam um desafio significativo para identificar e medir o valor potencial. Isso, por sua vez, pode afetar a alocação adequada de esforços e recursos, atrasando a decisão de investimento e prejudicando as capacidades de execução por completo”, reitera Frenay.

Casos de uso mais relevantes em empresas de tecnologia 

Para navegar nesta era transformadora, as organizações podem implantar a GenAI para conquistas rápidas, reformular funções críticas ou inventar novos modelos de negócios.

  1. Implantação da GenAI em tarefas cotidianas. Segundo a pesquisa, 55% das companhias relataram usar essa tecnologia em processos diários, alcançando uma melhoria significativa em sua produtividade.
  2. Reestruturação de funções críticas. Mais da metade das empresas de tecnologia da América Latina estão reestruturando suas principais funções — como marketing, vendas e recursos humanos — com a GenAI para aumentar tanto a eficiência, quanto a eficácia (com impactos positivos na faixa de 50%). Uma das áreas de foco é o portfólio: 42% estão aprimorando produtos principais, enquanto 30% dos entrevistados indicaram novas soluções ou serviços como o segundo caso de uso.
  3. Invenção de novos modelos de negócios baseados na GenAI. Os players mais ousados da tecnologia na América Latina, representando 24%, estão aproveitando a GenAI para criar modelos de negócios inovadores e vantagens competitivas de longo prazo, com potencial para transformar seus setores e estabelecer novos espaços de mercado.

O estudo completo está disponível, em inglês, no site do BCG.

Sobre o Boston Consulting Group  

O Boston Consulting Group atua em parceria com lideranças empresariais e sociais para ajudá-las a enfrentar seus desafios mais importantes e capturar as melhores oportunidades. Fundado em 1963, o BCG é pioneiro em estratégia de negócios. Trabalhamos lado a lado com nossos clientes por meio de uma abordagem transformadora que abrange os interesses das partes envolvidas — capacitando organizações para crescer, construir vantagens competitivas mais sustentáveis e gerar impacto positivo na sociedade. Nossas equipes globais são pautadas pela diversidade e têm profundo conhecimento técnico-funcional em diferentes indústrias, além de múltiplas perspectivas que estimulam a mudança. O BCG oferece soluções por meio de consultoria estratégica de ponta, aliada à tecnologia e design, assim como corporate e digital ventures. Adotamos um modelo de trabalho colaborativo único em toda a empresa e em todos os níveis da organização dos clientes, impulsionados pelo objetivo de ajudá-los a prosperar para tornar o mundo um lugar melhor. Para obter mais informações, acesse www.bcg.com.

Imagem: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/um-macbook-com-linhas-de-codigo-na-tela-em-uma-mesa-ocupada-m_HRfLhgABo

Share This Post

Post Comment