Em alinhamento com a estratégia da SAP de focar o segmento das pequenas e médias empresas, o ECOSAP Group nasce com o objetivo de reunir empresas, executivos e usuários de SAP do mercado SMB no Brasil e América Latina - inicialmente Chile e Argentina.
De acordo com o grupo, no Brasil, 65% do faturamento da SAP é proveniente do segmento SMB e no primeiro semestre de 2011 houve um crescimento de 35% na atuação da companhia neste mercado. São cerca de 35 mil empresas em todo o mundo, sendo 10 mil usuários no país e 40 mil usuários na América Latina. Segundo o fundador e presidente da instuição, Mozart Marin, o ECOSAP Group consiste em uma comunidade de negócios, sem fins que pretende assumir no segmento SMB um papel semelhante ao da ASUG, associação de origem americana voltada para companhias usuárias das soluções SAP. Entre os seus propósitos estão criar uma câmara de intercâmbio entre executivos e companhias, discutir e sugerir o futuro e a evolução da solução junto ao fabricante e a formação de novos profissionais no ecossistema SAP.
Até o final de 2012, espera-se que pelo menos 200 empresas já façam parte do grupo. “Essas empresas têm uma necessidade enorme de conversarem entre si. A ideia é incentivar a criação de uma rede que possibilite esse intercâmbio de experiências e seja capaz ainda de gerar negócios”, ressalta. Por meio de uma parceria com a UniÍtalo, localizada em São Paulo, a instituição irá promover cursos preparatórios para a formação de consultores SAP. A meta é preparar por ano cerca de 500 profissionais. Para isso, o foco é buscar novas parcerias nas regiões Sudeste (especialmente São Paulo e Rio de Janeiro), Centro-Oeste e Nordeste.