Perto de completar 20 anos de atividades, a Papasiri, um dos maiores varejistas de artigos para a prática de esportes de aventura de Santa Catarina, supera o desafio de gerenciar questões fiscais e atinge um novo patamar de gestão com o apoio da Jiva, especializada em soluções de gestão empresarial para pequenas empresas.
A Papasiri foi fundada em Balneário Camboriú, em 1997, com um foco muito forte no mercado de pesca amadora. Com o crescimento do negócio, a loja passou a investir em outras áreas, diversificando seu portfólio e atingindo um público maior. Com isso foram agregados produtos destinados à prática de camping, mergulho, náutica, aventura e, mais recentemente, bike. Não por acaso, a companhia deve fechar este ano com um crescimento de 14% - muito acima da média de mercado.
Segundo o diretor comercial da empresa, João Paulo Garcia, o crescimento trouxe mais complexidade à gestão do negócio, principalmente em relação às questões fiscais. “Em 2011 decidimos que era o momento de buscar um sistema de gestão que atendesse a empresas do nosso porte. Os processos fiscais estavam tirando nosso foco do que realmente importava, que era a venda e o atendimento ao cliente”, lembra.
Por indicação da empresa de contabilidade que presta serviços à Papasiri, foi possível conhecer a Jiva. Segundo Garcia, o uso do sistema de gestão tornou-se um diferencial para a companhia. Além de organizar toda a parte fiscal – mais especificamente o gerenciamento de notas fiscais eletrônicas -, a solução colocou a companhia em um novo patamar gerencial.
Benefícios
Segundo o diretor comercial, muitos benefícios foram percebidos ainda durante o processo de implantação, mas o maior deles foi a qualificação de sua equipe. “Temos hoje seis colaboradores utilizando o sistema e todos aprendemos muito durante o processo, principalmente pelo método de transferência de conhecimento adotado pela Jiva”, explica. Para o executivo, a Papasiri não comprou apenas um software, mas recebeu aulas de gestão.
A avaliação do executivo é que a iniciativa revolucionou os processos de negócio da Papasiri. “Antes nosso tempo era desperdiçado com correção de erros operacionais. Hoje este tempo é usado para planejar. Temos um ambiente de trabalho mais saudável e, por isso, mais produtivo”,compara.
As áreas mais beneficiadas na Papasiri foram a de controle fiscal e a financeira. Hoje a empresa conta com uma gestão focada, organizada e com padrões de funcionamento que fazem com que a equipe tenha mais tempo dedicado ao atendimento ao cliente. Segundo Garcia, com isso, a Papasiri vende melhor e, por meio da análise de giro feita pelo Jiva, também está comprando melhor.
Com seu foco em artigos de camping, mergulho, náutica e pesca, a Papasiri trabalha com uma sazonalidade bem definida entre as estações. “Com a análise de giro, conseguimos administrar nosso orçamento e o estoque e, com estas informações em mãos, podemos negociar prazos diferenciados com os fornecedores e aumentar o faturamento com o estoque certo quando a demanda está aquecida”, explica.
Por conta dos benefícios obtidos até aqui, Garcia afirma que o plano é levar todas as suas rotinas de negócio para o sistema, o que inclui algumas ações que ainda não foram parametrizadas, como os atendimentos. “Hoje somos uma empresa muito mais organizada. O sistema Jiva transformou nossa forma de pensar o negócio e nossa gestão. Isso possibilitou, por exemplo, nossa participação com êxito no Prêmio Nacional de Inovação e que recebêssemos incentivos do programa SebraeTec para melhorias no site da empresa”, conclui.