Juniper Networks expande portfólio de virtualização e anuncia solução para CPE na nuvem

A Juniper Networks, companhia líder em inovação de rede, acaba de anunciara expansão de seu portfóliokey para a virtualização das funções de rede. A novidade vai permitir aos provedores criar e implementar automaticamente novos serviços de modo ainda mais rápido do que nunca. O anúncio foi feito pela empresa durante o NXTWORK 2015 Customer Summit, realizado esta semana em Santa Clara, Califórnia, EUA.

Uma das novidades foi a Cloud CPE Juniper, um equipamento totalmente automatizado e fim a fim de virtualização das funções de rede. A solução vCPE é composta pelo Contrail Orchestration e o NFX250 que, juntos, entregam a CPE virtual – de modo a escalar por meio de todos os modelos – seja na casa do usuário ou na nuvem. A nova Cloud CPE torna a geração e entrega de serviços a partir da perspectiva do usuário final tão fácil como baixar uma nova aplicação. “Com a entrega fim a fim de serviços de rede e orquestração, a empresa facilita aos provedores oferecer serviços customizados tanto na casa do cliente, como na nuvem, o que será vantajoso não só para a fabricante, como também para os seus clientes”, avaliou Nav Chander, gerente de pesquisas na área de telecom empresarial da IDC.

Hoje, a expectativa dos clientes é ter redes sob demanda e personalizadas para oferecer serviços de fato em tempo real. As redes definidas por software (SDN) e a virtualização das funções de rede (NFV) respondem perfeitamente a essas necessidades, porque automatizam as pesadas tarefas manuais e aumentam a agilidade com os serviços gerenciados virtuais. Tudo com apenas um toque de um botão.

Retorno do Investimento

Segundo o estudo “2015 NFV Strategies: Global Service Provider Survey”, da Infonetics Research, 64% dos provedores entrevistados pela empresa de pesquisa planejam oferecer seus primeiros serviços virtuais por meio de vCPE já em 2015/2016, e outros 27% pretendem implementar a tecnologia em 2017. O principal apelo das soluções vCPE é gerar receitas rapidamente, possibilitando aos provedores substituir uma CPE física por software. Isso facilita significativamente o lançamento de novos serviços e inovações.

A solução Cloud CPE da Juniper Networks inclui a Contrail Service Orchestration, uma plataforma completa de orquestração que oferece e gerencia serviços virtuais de redes, assim como segurança virtual, e o NFX250, a primeira de uma série de plataformas de serviços de rede que podem operar com segurança equipamentos do usuário que rodam simultaneamente múltiplas funções virtuais de rede, tanto em equipamentos Juniper como de terceiros.

Construída sobre padrões abertos – conhecida característica da Juniper e um diferencial de sua tecnologia no mercado – a Contrail Service Orchestration é projetada para operar em ambientes de rede multi-vendor e pode orquestrar todo o ciclo de vida do serviço (desde o projeto até a ativação) para melhorar substancialmente a experiência do usuário e possibilitar novas receitas de serviços. A previsão é de que ela estará disponível em dezembro deste ano.

Quando usado como parte da solução Cloud CPE Juniper, o NFX250 elimina complexidades operacionais associadas à implementação de múltiplos boxes no site do cliente. Com capacidade de rodar uma enorme quantidade de funções virtuais em um só equipamento baseado em software, o NFX250 reduz significativamente custos e habilita os provedores de serviços a atualizar funções de rede sem a necessidade de comprar novo hardware. O NFX250 estará disponível no primeiro semestre de 2016.

“Com essas inovações, os provedores de serviços poderão aproveitar a capacidade de escalar serviços para melhorar seus ganhos. Para nós, da Juniper, tudo se resume a difundir o conceito de automação junto aos nossos clientes de redes, de modo a reduzir o time to market e acelerar o crescimento da receita”, completa Jonathan Davidson, vice-presidente executivo e gerente geral de Desenvolvimento e Inovação da Juniper Networks.

A ampliação do portfólio da Juniper opera sobre outras soluções recentemente anunciadas pela companhia, entre as quais a Contrail Networking, o firewall virtual vSRX e o NorthStar Controller, assim como o roteador virtual vMX e a Contrail Cloud Platform. Com esses desenvolvimentos, a Juniper fornece o mais completo portfólio de virtualização, garantindo agilidade e escalabilidade de serviços da maneira mais aberta possível.

Share This Post

Post Comment