A implementação do eSocial, nova forma automatizada de transmissão de dados para o Governo Federal não trouxe nem trará mudanças na legislação trabalhista e previdenciária, nem novos tipos de encargos ou impostos. A novidade da regra é que as empresas terão que reportar essas informações para o Fisco, dentro do rigor e de prazos estipulados pelo Governo. Assim, todos os processos de atividades ligadas ao RH, como folha de pagamento, admissão ou demissão do funcionário, dados sobre medicina e segurança do trabalho, férias, afastamentos, etc. terão que estar parametrizados de acordo com o eSocial para serem transmitidos.
Segundo a Segundo a ASIS Projetos, consultoria especializada em projetos voltados para mapeamento e adequação do eSocial, hoje a maioria das empresas já cumprem suas obrigações trabalhistas, porém cada uma tem seu modo de operação, muitas vezes realizando processos de forma incompleta ou indevida, ou ainda não respeitando prazos. Com o eSocial, não haverá mais espaço para essa flexibilização. A partir da entrada em vigor do eSocial, as companhias terão que estar preparadas para acompanhar todos os processos trabalhistas, dando a estes começo, meio e fim, entendendo que o prazo é parte fundamental da nova regra.
Pensando nessas mudanças, a Capih organiza esta semana a reunião “eSocial: Desafios da Implantação e Ações de Implementação”. Este é o tema do encontro voltado para gestores do mercado hoteleiro que será realizado no próximo dia 13, em São Paulo. A convidada especial desta reunião será a advogada Juliana Gonzaga Carvalho, Coordenadora de Projetos da ASIS, responsável pela implementação do eSocial em grandes companhias como a Pepsico, Suzano, Schneider Eletric entre outras. Segundo Juliana, “hoje, em média, 49% dos processos precisam ser alterados ou adaptados para aderência ao eSocial. Isso não se faz de um dia para outro, portanto, é urgente que as empresas que ainda não estão considerando a revisão de seus processos de RH comecem o quanto antes”. A palestra será dividida em quatro partes, apresentando os novos conceitos do eSocial, desafios que o eSocial apresenta para as empresas, como implementar a nova forma de fiscalização nas atividades diárias dos RH’s, finalizando com uma rodada de perguntas e respostas sobre o tema.
Com a obrigatoriedade da nova regra, o interesse e a preocupação de todas as companhias atingidas pela nova medida cresce, não podendo ser diferente no setor hoteleiro, que tem para essa reunião o recorde de participantes do ano, contando com 36 hotéis/redes hoteleiras confirmadas no evento. A reunião acontece nesta sexta – feira, a partir das 08h45min, no Grand Mercure SP Ibirapuera (antigo Sofitel São Paulo) - Rua Sena Madureira, 1355.