Em outros países analisados pela empresa, a média foi de apenas 47,75%. Por outro lado, os consumidores na América Latina estão mais conscientes da necessidade de segurança online
O número de latinos conectados à internet cresce a cada dia. De acordo com um relatório divulgado pela GSMA em outubro deste ano, o percentual total da população da América Latina com acesso à conectividade móvel atingiu 61%, representando 410 milhões de usuários móveis—um aumento significativo em relação ao último relatório de 2015, quando o total era de 36%. No Brasil especificamente, 84% da população brasileira com 10 anos ou mais tinha acesso à internet em 2023, totalizando 156 milhões de pessoas. Os dados são da pesquisa TIC Domicílios 2023, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).
A perspectiva é positiva para a expansão dos serviços digitais e inovações, mas também está trazendo um aumento nos desafios de cibersegurança na região, exigindo que as empresas implementem soluções robustas contra fraudes e ataques online. De acordo com o LATAM Veriff Fraud Index 2024, realizado com entrevistados do Brasil, Colômbia e México, as fraudes estão em ascensão na América Latina, com quase 80% dos consumidores que responderam encontrando atividades fraudulentas ou suspeitas pelo menos uma vez entre março de 2023 e março de 2024. Em outros países analisados pelo Veriff Fraud Index 2024 (que entrevistou 1.000 indivíduos nos EUA e na Europa, mais especificamente no Reino Unido, Espanha, Itália e França), essa média foi de apenas 47,75%.
Cerca de 60% dos entrevistados relataram ter se deparado com atividades criminosas pelo menos quatro vezes no último ano, com quase 16% dos brasileiros afirmando ter visto tais atividades cinco ou mais vezes—mais do que em qualquer outro país latino-americano no estudo. Entre os brasileiros que enfrentaram o problema, ele é mais comum na faixa etária de 35 a 44 anos: quase 75% relataram situações semelhantes, o que, segundo a pesquisa da Veriff, pode estar relacionado ao fato de que esse grupo etário usa as ferramentas mais visadas pelos criminosos com maior frequência.
Por esse motivo, os consumidores da região estão dispostos a adotar os meios necessários para garantir maior segurança. Dados coletados pela Veriff indicam que os consumidores latino-americanos exigem medidas robustas de segurança, especialmente em serviços financeiros, que é uma das áreas mais sensíveis a fraudes online. Mais de 91% dos entrevistados exigem que os provedores implementem medidas de segurança, como verificação de identidade com documentos de identidade e selfies. Nos outros países analisados pela Veriff*, essa exigência é feita por aproximadamente 72% dos consumidores.
Criar uma senha forte já não é suficiente para eles—85% dos entrevistados concordam que o reconhecimento facial oferece mais segurança do que senhas ou perguntas de segurança, em comparação com quase 65% nas pesquisas dos EUA e Europa. Além disso, a adoção dessa medida não é um problema para os latinos: 78% dos entrevistados na região afirmaram que se sentiriam confortáveis usando o reconhecimento facial para acessar contas online. De fato, na América Latina, quase 80% dos consumidores já utilizam a tecnologia, um contraste impressionante com os 56,51% registrados nos outros países mencionados.
“Os consumidores latino-americanos enfrentam muitas ameaças online. No entanto, eles sabem como se manter seguros. Portanto, se as empresas quiserem se destacar na região, precisam adotar ferramentas de segurança de ponta”, alerta Ira Bondar, Gerente Sênior do Grupo de Fraudes da Veriff.
Atenta a isso e com o objetivo de oferecer tecnologia de ponta no campo da segurança online, a Veriff está focada na melhoria contínua de suas soluções já reconhecidas. Um exemplo disso é que, em resposta ao crescente problema de roubo de contas—que está se tornando cada vez mais sofisticado devido ao uso de IA pelos criminosos—, a Veriff anunciou melhorias em sua solução de autenticação biométrica, com foco em processos de verificação de identidade mais ágeis. As atualizações incluem recursos avançados de detecção de fraudes, verificação de vitalidade e prevenção de falsificação, prometendo reduzir os roubos de contas em até 90%. Além disso, a solução agora analisa mais de 30 sinais de risco e é capaz de detectar e bloquear mídias sintéticas ou geradas por IA.
Expandindo da segurança no Brasil
Responsável pela pesquisa acima, a empresa estoniana Veriff—que já possui uma forte presença nos EUA em parceria com grandes gigantes de tecnologia do Vale do Silício—acabou de expandir sua presença no Brasil por meio de uma parceria com a empresa brasileira CiX, que opera em todos os 27 estados do país.
Provedora de soluções dedicada a melhorar a vida dos cidadãos brasileiros por meio da colaboração com entidades oficiais, a CiX opera escritórios destinados a simplificar o acesso dos cidadãos aos serviços, centralizando diversos departamentos em um único local. Agora, a empresa visa digitalizar processos, levando os serviços governamentais presenciais para o ambiente online e transformando a entrega de suas soluções ao público. A parceria com a Veriff desempenha um papel crucial nessa transição para o governo eletrônico. “Através da Veriff, conseguimos uma verificação de identidade rápida, eficaz e segura dos usuários finais de nossos aplicativos. A facilidade de uso fornecida pela nossa tecnologia de detecção de fraudes de última geração é fundamental para entregar nossas soluções de transformação digital com educação digital integrada”, afirma Vinicius Silva, Diretor de Transformação Digital da CiX.
O foco da Veriff no Brasil se tornou ainda mais evidente nos últimos meses, com executivos presentes fisicamente no país para participar de eventos relevantes do setor, conectar-se e desenvolver parcerias com outras empresas brasileiras. Kaarel Kotkas, CEO e cofundador da Veriff, esteve presente e falou no Web Summit 2024, e agora, Júlia Monteiro, executiva sênior de contas da Veriff e representante da empresa no Brasil, participou do RD Summit 2024.
Globalmente, a Veriff opera em 230 países e territórios e trabalha com grandes fintechs europeias, como Wise e Monzo, para fornecer serviços de conformidade e mitigação de fraudes em pagamentos e cartões, além de com a Bolt para verificação de motoristas. Na América Latina, a empresa já oferece suas soluções para Solventa (Brasil), Kueski (México) e Juancho te Presta (Colômbia) e busca expandir suas ofertas de serviços na região.
*Reino Unido, Estados Unidos, Espanha, Itália e França.
Imagem: Divulgação.