A pesquisa recente realizada pela TCS - , empresa especializada em serviços de TI, consultoria e soluções de negócios, aponta que somente 10% das empresas notaram melhorias importantes em seus negócios como resultado dos investimentos em redes sociais. Isso se dá por que a maioria das informações fica concentrada no setor de marketing e não é repassada adequadamente para as demais áreas da empresa. O Relatório Global de Tendências em Redes Sociais da TCS entrevistou 665 empresas ao redor do mundo, que possuem uma receita média de $15,6 bilhões.
O levantamento aponta ainda que empresas líderes gastam, em média, US$28 milhões em atividades nas redes sociais, o dobro destinado por outras empresas. As companhias líderes também investem mais em comunicação digital e vão além do que simplesmente manter a página da empresa em plataformas sociais: 81% afirmam ter blogs corporativos, 77% têm aplicativos para celulares e smartphones para os consumidores que utilizam as redes sociais e 61% têm canais de vídeo online.
No entanto, 38% das companhias afirmam obter um Retorno do Investimento (ROI) positivo para a atividade das redes sociais, mais do que o dobro do número de empresas com um ROI negativo. Contudo, 44% delas não souberam informar o valor total do ROI.