Pesquisa mostra que a automação de processos pode ser diferencial na produtividade

Ao todo, mais de 180 empresas de diversos segmentos foram entrevistadas em pesquisa conduzida pela Iteris sobre automação de processos, que identificou que há muito espaço para ganho de produtividade nas empresas com a implantação de automação de processos

 

Em um momento em que se discute muito a competitividade brasileira no mercado global e possibilidade de retomada da economia, para as empresas, a questão da produtividade é um fator importante, quase fundamental. Entretanto, levantamento conduzido pela Iteris Consultoria & Software identificou que os gestores e funcionários enxergam muitas oportunidades de ganho de produtividade com a implantação de automação de processos.BPM people

Entre as empresas pesquisadas, 85% fazem a gestão de processos principalmente via e-mail. Esta realidade gera dificuldades como não atendimento de solicitações (57%), solicitações não atendidas no prazo (57%), as etapas dos processos não são claras/conhecidas (54%) e problema na comunicação entre áreas (45%), entre outras. E 87% dos entrevistados acreditam fortemente que a automatização de processos produziria ganhos de produtividade e os colaboradores teriam mais tempo para focar em atividades de maior valor agregado ao negócio.

Um aspecto positivo é que a maioria das empresas (64%) dá autonomia às áreas para mudarem ou aprimorarem seus processos. Entretanto, 71% dos entrevistados entende que o grau de dificuldade para implantar um sistema simples ou um fluxo de trabalho seja o grande motivo da automação ser negligenciada. Para parte das empresas, a questão da automação de processo torna-se mais crítica em função de SLA – Service Level Agreement e controles rígidos estabelecidos (67%), ou ainda, em função de riscos de sofrer penalidades legais devido ao não atendimento destes requisitos (77%).

Marcelo Santos, diretor e sócio-fundador da Iteris Consultoria & Software, destaca algumas das vantagens que as empresas podem ter ao fazer a automação de processos: aumentar a eficácia de seus negócios, aumentar a produtividade e a satisfação da equipe, reduzir custos, potencializar as saídas de seus processos e minimizar drasticamente erros humanos e operacionais. “A existência de procedimentos eletrônicos é um fator que profissionaliza e simplifica a gestão”, completa o executivo.

Share This Post

Post Comment